You are here

Bloco de Évora defende projetos educativos à escala local

A propósito do início do ano letivo, Maria Helena Figueiredo, candidata do Bloco à Câmara de Évora, defende a criação de projetos educativos à escala da freguesia ou da escola, envolvendo as famílias e as comunidades locais.

Em declarações à agência Lusa, Maria Helena Figueiredo afirmou: "Defendemos projetos educativos à escala da freguesia ou da escola e trabalhados diretamente com as pessoas da comunidade".

Para a candidata do Bloco à Câmara de Évora, "os projetos educativos devem privilegiar a participação e o exercício da cidadania", considerando que "a escola tem de ser um fator e um elemento de exercício da cidadania".

Maria Helena Figueiredo defende que, no executivo municipal, a educação "não pode estar exclusivamente a cargo de um vereador" e deve "ser uma preocupação de todos os vereadores, que deverão ter intervenção na área" devido à sua "grande transversalidade". A candidata bloquista considera também que "não é possível ter uma visão integrada das questões da educação fechando os olhos a outras dimensões", pelo que "quem decide e tem a seu cargo a educação terá, forçosamente, de fazer um cruzamento com as dimensões social e da gestão territorial".

Maria Helena Figueiredo compromete-se a propor no executivo municipal o reforço da rede pública de pré-escolar, com "falhas gritantes", e também o reforço dos apoios sociais, através da "criação de bolsas de manuais e de outros materiais escolares".

A candidata do Bloco defende ainda o aumento de recursos humanos nas escolas, para permitir o desenvolvimento de mais atividades extracurriculares, e uma "aposta séria" no desporto escolar e no acesso dos alunos à cultura e às artes.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)