You are here

Bloco quer saber que compromissos a China Three Gorges assumiu na privatização da EDP

Segundo notícias divulgadas pela comunicação social, a empresa “China Three Gorges” não está a cumprir as contrapartidas que terá assumido na privatização da EDP. O Bloco questiona o governo sobre os compromissos com que a empresa chinesa se comprometeu e que medidas o governo tenciona “tomar para os fazer cumprir”.
Bloco questiona o governo sobre os compromissos com que a empresa chinesa “China Three Gorges” se comprometeu e que medidas o governo tenciona “tomar para os fazer cumprir”

O Bloco de Esquerda entregou, nesta quinta-feira na Assembleia da República, o requerimento dirigido ao ministério da Economia. Nele, o Bloco lembra que a empresa chinesa “China Three Gorges (CTG)” assumiu duas contrapartidas, quando adquiriu 21,35% da EDP em 2011, privatizados pelo governo.

Segundo o Bloco, as contrapartidas foram a construção de uma fábrica de geradores da Goldwind, que somaria 500 milhões anuais às exportações portuguesas e a criação de um centro de investigação dedicado às energias renováveis.

No requerimento, o Bloco sublinha: "Passado o verão de 2013, a comunicação social avança que o projeto da fábrica foi abandonado. De igual forma, não há notícia de qualquer avanço relativamente ao projeto para a criação de um centro de investigação".

O grupo parlamentar do Bloco lembra ainda que Maria Luís Albuquerque, atual ministra das Finanças e em 2011 secretária de Estado do Tesouro, declarou na altura que aguardava "com expectativa a materialização dos benefícios mútuos que esta transação permitirá nos próximos anos" e pergunta que "benefícios mútuos" são esses.

No documento, questiona-se também: "quais foram exatamente os compromissos assumidos pela empresa 'China Three Gorges' no processo de privatização da EDP" e "que medidas pretende o Governo tomar para os fazer cumprir".

O Bloco questiona ainda o ministério das Finanças sobre os critérios definidos pelo Governo na seleção das diferentes concorrentes e em que medida refletiam o objetivo de benefício à economia.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)