You are here

Transportes: Semana de luta de 5 a 11 de outubro

Os trabalhadores dos transportes realizam uma semana de luta em outubro. Neste protesto está incluída já uma greve de 24 horas no Metro de Lisboa. Os trabalhadores protestam contra os cortes de salários e direitos e a semana de ação começa a 5 de outubro, o “segundo feriado roubado”.
Os trabalhadores dos transportes realizam uma semana de luta em outubro. Neste protesto está incluída já uma greve de 24 horas no Metro de Lisboa.

Os sindicatos convocaram uma semana de ação e luta de 5 a 11 de outubro.

Segundo a Fectrans (Federação de sindicatos de transportes e comunicações da CGTP), o protesto começará “por assinalar nas empresas e junto do governo, o dia 5 de Outubro, segundo feriado roubado, que obriga a que aqueles que laboram nesse dia, o façam de borla”.

A semana de luta pode incluir greves e paralisações, de acordo com o que os trabalhadores decidirem em cada empresa.

A Fectrans assinala que a decisão foi tomada numa reunião das organizações de trabalhadores das empresas do setor, onde debateram “o estatuto jurídico das empresas públicas, a lei 59/2013, as perspetivas de orçamento de Estado para 2014 , as grandes opções do plano e as implicações que têm e que podem vir a ter na vida dos trabalhadores e nas empresas públicas”.

A Fectrans considera que “a recusa do governo em divulgar” o novo decreto-lei sobre o regime jurídico das empresas públicas, “não deixa de ser estranho, pelo que deixa a dúvida sobre a dimensão dos cortes nas remunerações, confirmados por Sérgio Monteiro, secretário de Estado que tutela o sector”.

As organizações dos trabalhadores do setor dos transportes consideram também que a lei 59/2013, “mais não é que outro instrumento para o governo continuar a reduzir os salários dos trabalhadores da função pública e do setor empresarial do Estado”.

Os trabalhadores do Metro de Lisboa já decidiram, entretanto, fazer uma greve de 24 horas num dia da semana de 5 a 11 de outubro. O dia exato será decidido em plenário dos trabalhadores da empresa.

Outras ações já marcadas para a semana de luta são: concentração/manifestação contra a privatização dos CTT a 9 de outubro e, para o mesmo dia, “ação europeia de ferroviários contra a aprovação do 4º pacote ferroviário, pela defesa do serviço público e pela melhoria da ligação entre Portugal e Espanha – esta ação será conjunta com o sindicato espanhol, em moldes a definir”.

Para dia 11 Outubro, está já prevista uma vigília, durante todo o dia, em frente ao ministério da Economia, em Lisboa.

Termos relacionados Sociedade
(...)