You are here

Bloco/S. Pedro do Sul: Câmara tem uma tradição de alheamento do desenvolvimento económico

De um conjunto de reuniões com empresários de São Pedro do Sul, resultou a convicção que este município tem uma tradição de total alheamento relativamente ao desenvolvimento económico e à criação de riqueza e de emprego no concelho.

A candidatura do Bloco à CM de São Pedro do Sul reuniu com empresários do concelho com o objetivo de conhecer as principais dificuldades das empresas e avaliar caminhos para o desenvolvimento económico da região.

Dessas reuniões resultou a convicção que o município de São Pedro do Sul tem uma tradição de total alheamento relativamente ao desenvolvimento económico e à criação de riqueza e de emprego no concelho de São Pedro do Sul.

A inexistência de uma rede viária que permita rápida ligação às autoestradas circundantes, especialmente à A25 é apontada como um dos principais entraves à fixação e desenvolvimento empresarial.

A localização da única Zona Industrial do concelho no Alto Barro faz com que as empresas demorem mais tempo a chegar à A25 do que daí ao Porto, cidade/região destino de uma boa parte das suas mercadorias.

A carga burocrática e o tempo de demora associado aos processos de licenciamento na Câmara Municipal são outro factor de forte e inadmissível limitação do desenvolvimento económico no concelho.

Um dos sectores económicos mais importantes é a avicultura, que tem no concelho um cluster importantíssimo que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão com o desenvolvimento tecnológico e o nível de diversificação e de especialização das diversas actividades que lhe estão associadas.

Para se desenvolver e modernizar, o cluster avícola de São Pedro do Sul tem que poder contar com uma política activa por parte do município que seja facilitadora do seu desenvolvimento. Não é isso que tem acontecido. Os Executivos municipais têm assistido passivamente à perda de competitividade do território.

No que concerne à avicultura, o BE, na Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, avançará com uma política de disponibilização de terrenos infraestruturados para a instalação de aviários a custos compatíveis com as necessidades de desenvolvimento do sector; tomará medidas firmes para agilizar os processos de licenciamento de forma a que nenhum investimento se perca por dificuldades burocráticas e promoverá, com a máxima urgência, uma ligação que permita o mais rápido acesso à A25, principal via de ligação aos grandes centros de consumo.

O plano de desenvolvimento económico do Bloco incluirá a criação de condições para instalação de uma Zona Industrial a sudoeste do concelho, o mais próximo possível da A25, a instalação de uma incubadora de empresas para apoio a pequenas iniciativas empresariais e a articulação entre as Termas e o resto do concelho e da região para o desenvolvimento de actividades turísticas.

Sem desenvolvimento económico não pode haver bem estar social e a perda populacional, sobretudos dos nossos jovens, continuará. Por isso o Bloco considera estratégico e assume como uma das principais prioridades para São Pedro do Sul, a execução de uma política activa para a criação de riqueza e de emprego.

 



Siga a atividade da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de São Pedro do Sul em:

https://www.facebook.com/pages/Be-S%C3%A3o-Pedro-do-Sul-2013/192125664294851

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)