You are here

Gaia: Bloco defende criação de carta municipal da qualidade dos transportes públicos

Eduardo Pereira, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Gaia defende a implementação de uma carta municipal da qualidade dos transportes públicos, apresentando algumas das propostas do Bloco nesta área.

Em declarações à agência Lusa, Eduardo Pereira afirmou que o Bloco irá lutar pela “rápida extensão do metro a Vila d’Este” e pela “programação da segunda linha de metro para Gaia, que ligará Santo Ovídio à Boavista”.

No que respeita ao transporte público rodoviário, o candidato bloquista referiu vários problemas que enfrenta a população de Gaia, entre os quais a “falta de ligações de atravessamento dentro de Gaia”, os “horários que não são cumpridos”, os “horários que não servem populações” e os “tarifários caríssimos”.

O Bloco defende, por isso, que a criação de uma carta municipal da qualidade dos transportes públicos, “que permita regular as relações com os operadores”.

“Algo que resulte de uma negociação com os operadores e que permita ao município definir aspetos como a rede, horários, melhoria da informação ao público e tarifário”, reforçou.

Eduardo Pereira teceu ainda críticas à autarquia, por esta perspetivar “a política de estacionamento como uma oportunidade para criar um negócio, explorado por entidades privadas, sem risco nenhum”. “É um assalto ao bolso dos gaienses que não se reflete em nenhuma melhoria do estacionamento”, frisou.

A candidatura do Bloco propõe, neste âmbito, que sejam criados parques de estacionamento de apoio à intermodalidade, como aquele que existe junto à estação do Estádio do Dragão.

“Isso seria um incentivo muito grande à utilização de transportes públicos”, avançou, sublinhando que também devem ser criados parques de estacionamento de apoio ao comércio tradicional.

“É urgente definir um plano em matéria de reabilitação de ruas, para criação de passeios e segurança para os cidadãos”, acrescentou ainda o candidato.


 


Siga a atividade da candidatura autárquica do Bloco de Esquerda de Gaia em:

http://gaia.bloco.org/


 

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)