You are here

GUE/NGL nomeia Snowden para “Prémio Sakharov”

A Esquerda Unitária no Parlamento Europeu decidiu propor o técnico informático norte-americano Edward Snowden para a edição de 2013 do chamado “Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento”, atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu.
Edward Snowden é perseguido pelos EUA após ter denunciado a espionagem global da Agência de Segurança Nacional (NSA).

Como fundamento para a proposta, o grupo que integra as deputadas do Bloco de Esquerda salienta que os autores de fugas de informação “não podem ser tratados como criminosos e devem ter a nossa protecção”. Edward Snowden, acrescenta a proposta, “arriscou a vida para confirmar aquilo de que há muito se suspeitava sobre vigilância online em massa, um grande escândalo dos nossos tempos”. O texto salienta ainda que Snowden “revelou pormenores de violações da lei da protecção de dados da União Europeia e dos direitos fundamentais”.

A nomeação oficial feita pelo GUE/GNL foi entregue esta quarta-feira pela eurodeputada francesa Marie-Christine Vergiat. A apresentação será feita na segunda-feira, 16 de Setembro, numa reunião conjunta das comissões parlamentares de Assuntos Externos, Desenvolvimento e Direitos Humanos.

A Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu decidirá em Outubro o vencedor do prémio deste ano.


Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)