You are here

“Privatização dos CTT é indecente, inacreditável, não pode acontecer”

Durante um encontro com representantes da Comissão de Trabalhadores dos CTT e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, o coordenador do Bloco, e candidato à Câmara Municipal de Lisboa, João Semedo, acusou o Governo de apenas estar “preocupado em endinheirar, em enriquecer ainda mais os grupos privados”.

“A privatização dos CTT, que, nos últimos dez anos, entregaram anualmente ao Estado, em média, um lucro de 50 milhões de euros, é indecente, inacreditável, não pode acontecer”, frisou o dirigente bloquista.

Lembrando que “todos os processos de privatizações têm sido antecedidos ou seguidos de dezenas ou centenas de despedimentos, consoante a dimensão da empresa em causa”, João Semedo alertou para a instabilidade em que vivem atualmente os trabalhadores da empresa.

“No caso dos CTT, há um outro pormenor que torna esta venda por 600 milhões de euros ainda mais chocante”, avançou. “É que o grupo privado que comprar os CTT na compra leva também a licença para transformar os CTT num banco, para explorar a actividade bancária. Ou seja, quem comprar os CTT tem na sua mão a oportunidade de criar um banco nacional, de enorme dimensão”, referiu o coordenador do Bloco de Esquerda.

“Há muito que o Bloco se opõe à privatização da empresa, mas quando soubemos que o Governo quer entregar a um grupo de amigos, a um grupo privado, por 600 milhões de euros, uma das melhores empresas públicas portuguesas, a nossa revolta cresceu, e é isso mesmo que viemos dizer aqui, aos representantes dos trabalhadores”, avançou o candidato à Câmara Municipal de Lisboa.

“O Governo tem usado a crise para retirar dinheiro aos portugueses e para empobrecer o país e, ao mesmo tempo, para enriquecer e dar benesses destas, bónus destes, prémios destes, aos seus amigos dos grupos privados”, acusou Semedo, sublinhando que o Bloco não tem “a mínima ilusão quanto às intenções, quanto aos objectivos do Governo”.

“O Governo não está preocupado com a economia nacional, não está sequer preocupado com as contas públicas, o Governo está é preocupado em endinheirar, em enriquecer ainda mais os grupos privados”; rematou.

Termos relacionados Política
(...)