You are here

Campanhas do Porto e Matosinhos unidas pela requalificação da circunvalação

As candidaturas bloquistas dos dois concelhos acusaram os executivos municipais de estarem "de costas voltadas" na requalificação da estrada da circunvalação. O Bloco quer transformá-la numa avenida arborizada e com zonas onde os peões possam circular.
Foto Manuel de Sousa/Wikimedia Commons

Este sábado, em conferência de imprensa conjunta no Parque da Cidade, Fernando Queiroz e José Soeiro defenderam a requalificação urgente da estrada da circunvalação, com criação de passeios e zonas pedonais, a arborização da via, a concretização da ligação entre o Parque da Cidade e o Parque do Real, "expandindo a área verde das duas cidades" e o arranjo da Alameda Afonso Henriques para "facilitar a circulação rodoviária".

"A circunvalação tem de deixar de ser uma via que separa. Temos de transformar o que é esta estrada nacional numa enorme avenida desta zona do Grande Porto. Este ‘costas voltadas' entre os dois Municípios [Porto e Matosinhos] só tem prejudicado os munícipes dos dois lados. Por exemplo: foi necessário criar uma entidade externa para que a orla costeira ganhasse alguma unidade", descreveu Fernando Queiroz, o candidato bloquista a Matosinhos, em declarações à agência Lusa.

A conferência de imprensa das duas candidaturas serviu para mostrar que com a presença do Bloco "nos órgãos autárquicos das duas cidades, as pessoas podem contar com empenhamento para criar união e sinergias", explicou Fernando Queiroz. O caso do trânsito na rotunda da AEP também esteve em foco, com o Bloco a defender "normas de circulação que tornem a rotunda mais fluida". 

Por seu lado, José Soeiro lembrou que em 2009 existiu para a zona da circunvalação "um projeto que poderia beneficiar de sete milhões de fundos europeus", lamentando que esse financiamento não se tenha concretizado "porque não houve capacidade de articulação entre as câmaras para desenvolver uma candidatura conjunta". Esta "incapacidade das autarquias trabalharem juntas" leva também à presente realidade de "não existirem planos intermunicipais de ordenamento de território" como a lei prevê.

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)