You are here

Paulo Portas tem poupanças de 80 mil euros no Deutsche Bank

O atual vice primeiro ministro depositou 80 mil euros no Deutsche Bank depois de esta entidade bancária ter optado por ser uma sucursal do banco alemão e não um banco de direito português. O depósito terá ocorrido ainda após Portugal ter solicitado intervenção externa, passando a estar sob a alçada da troika, segundo avança o Correio da Manhã.
Foto de Paulo Cunha, Lusa.

O diário adianta que, quando Paulo Portas tomou posse como ministro dos Negócios Estrangeiros, a sua declaração de rendimentos fazia apenas referência a uma conta solidária no Banco Popular com mais de 159 mil euros. Já em agosto deste ano, ao ser nomeado vice primeiro ministro, o líder do CDS-PP atualizou a informação sobre os seus rendimentos, que incluem agora 80 mil euros numa conta solidária no Deutsche Bank .

Conforme recorda o Jornal de Negócios, pouco mais de dois meses após Portugal ter solicitado intervenção externa, colocando-se sob a alçada da troika, a 6 de abril de 2011, surge a notícia de que o “Deutsche Bank foge ao risco em Portugal”, optando por ser uma sucursal do banco alemão e não um banco de direito português. Segundo foi noticiado à época, o objetivo passava por fugir ao risco decorrente das sucessivas descidas de rating a que o país estava sujeito, ainda que o executivo do PSD/CDS-PP tenha sempre garantido a confiança na banca nacional e nos seus depósitos.

Na última declaração de rendimentos, a par da conta no Deutsche Bank, Paulo Portas declarou ainda 52 mil euros em obrigações no Banco Popular, além de 100 mil euros num depósito a prazo no Santander, segundo noticia o Correio da Manhã. As poupanças do vice primeiro ministro ascendem, no total, a 237 mil euros. O líder do CDS-PP investiu, desde Agosto de 2011, 2.584 euros na compra de obrigações do BCP e 2.500 euros num investimento na Caixa Geral de Depósitos.

O assessor de imprensa de Paulo Portas optou por não comentar a notícia avançada pelo Correio da Manhã.

Termos relacionados Política
(...)