You are here

Barreiro: Bloco lança a campanha “Procura-se”

Em nome da memória coletiva, cultura e identidade barreirense, a campanha do Bloco irá distribuir imagens do património desaparecido do concelho nos últimos anos, muito graças à omissão e incúria dos poderes públicos.
Cartazes do Bloco distribuídos à população no Barreiro nesta campanha em nome da memória e identidade de um concelho que vê desaparecer o seu património.

O Bloco de Esquerda Barreiro inicia esta semana a campanha “ Procura-se”. Nos contactos com a população serão entregues cartazes com imagens de edifícios ou equipamentos desaparecidos, que fazem parte da memória colectiva dos barreirenses. Com esta iniciativa, a candidatura encabeçada por Humberto Candeias pretende contribuir "para que não caia no esquecimento essa parte da história da vida local, que faz deste território uma comunidade, um lugar único e valioso e, simultaneamente,  avivar a necessidade de proteger o património ainda existente".

"Têm desaparecido mais ou menos misteriosamente vários elementos significativos da cultura desta cidade", afirma a candidatura bloquista, destacando entre outros os  Moinhos de Maré, o Teatro Cine, o Estádio do Futebol Clube Barreirense,  diverso Património Industrial e Ferroviário.

Ainda que alguns destes edifícios fossem difíceis de preservar, outros perderam-se simplesmente por flagrante cumplicidade e omissão dos poderes públicos, incluindo a CMB.

"Importa criar uma nova atitude na preservação e valorização do património deste concelho considerando  o seu importante papel no desenvolvimento económico e no futuro do Barreiro", defendeu o Bloco/Barreiro no lançamento desta ação de campanha. 

A campanha "Procura-se…" pretende também incentivar "o dever de cidadania na afirmação da cultura e identidade desta terra, para que os negócios e a negligência não continuem a apagar algumas das suas mais importantes raízes e diminuam as possibilidades de um desenvolvimento sustentado", conclui a nota divulgada à comunicação social.

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)