Direção do Bloco retira confiança e apoio a candidatura de Elvas

A direção do Bloco de Esquerda decidiu retirar “a confiança política” e o “apoio” à candidatura de Elvas. Em nota de imprensa, a direção do partido refere que “ tomou ontem conhecimento do teor de alguns comentários xenófobos” “num site de apoio à candidatura autárquica do Bloco em Elvas”, salienta que o Bloco se bate “contra todas as formas de discriminação”, pelo que não pode “dar o seu apoio a qualquer candidatura com textos xenófobos num dos seus sites”.

Nesta quarta-feira, a associação SOS Racismo tinha acusado a candidatura autárquica do Bloco de Esquerda a Elvas de publicar “textos racistas” contra a etnia cigana no seu “blogue de campanha”.

Face a esta situação, de que tomou conhecimento ontem, a direção do Bloco decidiu retirar “confiança política à referida candidatura à qual deixará de prestar todo e qualquer apoio”.

A nota de imprensa do Bloco é a seguinte, na íntegra:

“O Bloco de Esquerda tomou ontem conhecimento do teor de alguns comentários xenófobos que têm vindo a ser feitos num site de apoio à candidatura autárquica do Bloco em Elvas.

Apesar de se tratarem de opiniões pessoais do seu autor, o Bloco de Esquerda entende ser necessário condenar a sua inscrição num site de uma candidatura apoiada pelo Bloco e fazer uma clara demarcação face ao teor inaceitável dos referidos comentários.

O Bloco de Esquerda bate-se, desde a sua fundação, contra todas as formas de discriminação baseadas na cor, meio social, etnia ou orientação sexual, não podendo, em conformidade com os seus princípios, dar o seu apoio a qualquer candidatura com textos xenófobos num dos seus sites.

A direção do Bloco de Esquerda retira, assim, a confiança política à referida candidatura à qual deixará de prestar todo e qualquer apoio (técnico, logístico, financeiro), decisão cujas consequências serão cumpridas e aplicadas pela distrital do Bloco em Portalegre e pela concelhia de Elvas.”

Termos relacionados Política
Comentários (6)