You are here

Campanha europeia contra privatização da água põe Bruxelas à defesa

O comissário europeu Olli Rehn veio afirmar esta semana que a Comissão não é responsável pela decisão de privatizar o setor das águas na Grécia. A Iniciativa de Cidadania Europeia contra a privatização da água na UE vai a caminho dos dois milhões de assinaturas e faltam apenas seis mil para Portugal atingir o seu objetivo.
Recolha de assinaturas para a Iniciativa de Cidadania Europeia contra a privatização da água.

Em resposta à questão de um eurodeputado do Syriza sobre a privatização da companhia das águas e saneamento de Salónica, o comissário dos Assuntos Económicos Olli Rehn respondeu que "as escolhas sobre as empresas, o grau e a ordem das privatizações de empresas e bens públicos é da exclusiva responsabilidade dos Estados-membros, tendo em conta as dificuldades que enfrentam e os objetivos que definiram". Ou seja, Bruxelas descarta responsabilidades na privatização das águas gregas, empurrando-as para o governo da coligação da Nova Democracia com o PS grego.

A privatização das águas na Europa tem estado debaixo da crítica dos cidadãos, com a Iniciativa de Cidadania Europeia "A Água é um Direito Humano" a conseguir reunir mais de um milhão e meio de assinaturas. O objetivo é o de consagrar na legislação comunitária o direito à água e ao saneamento, reconhecido pelas Nações Unidas; promover o acesso de todos os cidadãos à água e ao saneamento; impedir a liberalização dos serviços públicos e exigir que a União Europeia contribua e desenvolva mais esforços para todos os seres humanos tenham acesso à água e ao saneamento. 

Para a iniciativa ser aceite é necessário que recolha mais de um milhão de assinaturas, com um limite mínimo necessário em pelo menos sete países. Tanto o número de assinaturas como o limite por país já foram ultrapassados, se bem que Portugal ainda esteja a 6 mil assinaturas de atingir o objetivo de 16500 assinaturas, tendo até dia 9 de setembro para o conseguir.

A Inicativa está disponível para subscrição online aqui.

Termos relacionados Ambiente
(...)