You are here

Ministra muda de ideias e vai à comissão de inquérito

Maria Luís Albuquerque afinal encontrou disponibilidade de agenda para comparecer à comissão de inquérito parlamentar aos "swaps" e tentar convencer os deputados de que não lhes mentiu.
Maria Luís Albuquerque mentiu, afirma o Bloco de Esquerda. Foto de José Sena Goulão

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai esta terça-feira, 30 de julho, à comissão parlamentar de inquérito aos contratos de "swap", depois de ter afirmado que não tinha disponibilidade de agenda para comparecer pela segunda vez à comissão.

Antes, o antecessor da ministra, Vítor Gaspar, irá também falar à comissão, que se reunirá depois da votação da moção de confiança no governo.

A audição da ministra das Finanças foi aprovada depois dos requerimentos feitos pelos partidos da oposição. PS, PCP e Bloco tinham pedido a ida da ministra à AR com “carácter de urgência”. Os deputados querem esclarecer as afirmações da ministra, que garante que nada lhe fora transmitido sobre o caso aquando da transição de pastas. Ora Maria Luís Albuquerque foi desmentida por cinco personalidades envolvidas no processo dos “swaps”, incluindo o próprio Vítor Gaspar.

Recorde-se que Maria Luís Albuquerque, entre 2001 e 2007, foi diretora financeira da Refer, num período em que foram subscritos instrumentos de gestão de risco financeiro. Ainda enquanto secretária de Estado do Tesouro, ficou responsável por gerir o processo de gestão dos contratos “swap”.

Ministra tem muito a esclarecer

Os deputados querem esclarecer como é que a ministra pode continuar a afirmar que não tinha conhecimento da situação criada pela assinatura de contratos swaps, quando o ex-ministro Teixeira dos Santos e o seu secretário de Estado Carlos Costa Pina disseram ter informado a então secretária de Estado da situação. Além disso, foi noticiado um e-mail recebido em Julho de 2011 por Maria Luís Albuquerque, enviado pelo então líder da Direção-Geral de Tesouro e Finanças, Pedro Felício, com informações específicas sobre contratos de gestão de risco financeiro, pouco depois da tomada de posse. Foram trocados, além disso, e-mails sobre o tema no próprio dia da tomada de posse da então secretária de Estado, a 28 de Junho de 2011.

Para a deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, Maria Luís Albuquerque mentiu ao parlamento e tentou sacudir a sua responsabilidade na gestão desastrosa do dossier dos contratos “swap” feita pelo governo.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política, swaps
(...)