You are here

Bloco solidário com Galiza

Coordenadores do Bloco manifestam solidariedade a BNG e Anova, assim como a todos os galegos e galegas, perante o grave acidente ferroviário que provocou 79 mortos e 130 feridos. Uma delegação do Bloco, presente em Santiago de Compostela para participar nas cerimónias do Dia da Pátria Galega, que foram suspensas, assiste a homenagens fúnebres.
Coordenadores do Bloco enviaram mensagem de solidariedade a BNG e Anova

Um comboio de alta velocidade procedente de Madrid e viajando para Ferrol sofreu um grave acidente tendo descarrilado todas as composições do comboio. O acidente provocou, até ao momento, 79 mortos. Há ainda 95 pessoas hospitalizadas, estando 32 delas em estado crítico.

O acidente terá sido provocado, provavelmente, por velocidade excessiva, no momento em que entrou numa curva à entrada de Santiago de Compostela. Nessa curva o comboio não deveria ultrapassar os 80 km/h, mas terá entrado a mais de 190 km/h. (Ver vídeo do acidente abaixo)

O secretário-geral do Sindicato Espanhol de Maquinistas e Ajudantes Ferroviarios (SEMAF), Juan Jesús Garcia Fraile, declarou nesta quinta -feira, segundo o site publico.es, que a causa do acidente se deverá a um conjunto de circunstâncias que deverão ser analisadas. Porém, salientou que este acidente não teria acontecido se o sistema de segurança ferroviária ERMTS estivesse implantado até Santiago de Compostela, em vez de funcionar apenas até 4 km antes da estação. O sistema ERMTS (European Rail Traffic Management System) é um sistema com sinalização lateral, menos dependente do fator humano. Garcia Fraile salienta que a construção da linha não está terminada, faltando nomeadamente que o sistema ERMTS esteja implantado até à estação de Santiago de Compostela.

O acidente ocorreu quando a Galiza preparava as comemorações do Dia da Pátria – 25 de Julho.

Os coordenadores do Bloco de Esquerda, João Semedo e Catarina Martins, enviaram a seguinte mensagem de solidariedade ao BNG e ao Anova e dirigida também a todos os galegos e galegas de solidariedade perante o grave acidente ferroviário:

“Foi com consternação que soubemos do grave acidente ferroviário que aconteceu hoje em Santiago de Compostela. É uma terrível tragédia que se abate sobre a Galiza no seu Dia da Pátria. O Bloco de Esquerda está solidário com todos os galegos e galegas neste momento difícil”.

Uma delegação do Bloco de Esquerda, chefiada por Pedro Soares, está a participar em cerimónias fúnebres, em Santiago de Compostela.

Accidente de tren en Santiago de Compostela

Termos relacionados Sociedade
(...)