You are here
McDonald’s lança manual para ensinar empregados a viver com baixos salários

O McDonald’s criou, em conjunto com a Visa, uma página na internet – Practical Money Skills – para orientar seus funcionários a serem “bem-sucedidos financeiramente” com os ganhos recebidos na empresa, um ambiente de trabalho “gratificante e compensador”. A campanha, realizada pelas sedes das duas empresas nos Estados Unidos, procura guiar os empregados da rede de fast food a gerir a sua remuneração salarial.
O salário de um empregado do restaurante é, em média, de 8,25 dólares por hora nos EUA. No site, há um manual que ensina, passo a passo, a “melhor maneira de gastar o seu dinheiro”. Entre as recomendações, o guia propõe um orçamento mensal de 20 dólares para despesas com saúde. No país, porém, não há sistema público de saúde, e toda e qualquer necessidade médica deve passar por hospitais ou clínicas particulares.
O guia também prevê que um funcionário do McDonald’s inclua no orçamento os ganhos com um segundo emprego. Além disso, há uma versão da página em espanhol. O documento, ainda, não leva em consideração diferenças do custo de vida nas diferentes regiões do país, bem como não faz qualquer menção a gastos para indivíduos que tenham de sustentar uma família.
Procurada pela reportagem para comentar o caso, a assessoria de imprensa da empresa no Brasil disse que não iria pronunciar-se por se tratar de uma questão relacionada com a empresa dos EUA.
Segundo números da própria empresa, a rede emprega mais de 1,7 milhão de pessoas e tem 33 mil restaurantes em todo o mundo, em mais de 119 países. De acordo com um levantamento das melhores corporações para se trabalhar no mundo, realizado pela companhia “Great Place to Work”, a rede de restaurantes foi eleita a quarta melhor transnacional instalada na América Latina, no período entre junho de 2011 e março de 2012.
Ainda este ano, no entanto, a McDonald’s foi alvo de um protesto internacional, ocorrido no último 6 de junho em pelo menos 33 localidades, para denunciar violações a direitos laborais, principalmente contra trabalhadores imigrantes, e práticas contra a livre associação sindical.
Condenação no Brasil
Em março deste ano o McDonald’s foi condenado pela Justiça do trabalho brasileira por estabelecer um regime de expediente variável e impedir que os funcionários trouxessem a própria refeição de casa, duas práticas que costumavam ser adotadas pela empresa. A juíza Virgínia Lúcia de Sá Bahia, da 11ª Vara do Trabalho do Recife, determinou que em todo o Brasil a franquia cessasse essas condutas.
A condenação à época decorreu de uma ação movida pelo procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça. Para o MPT, na ocasião, a jornada móvel variável fazia que “o empregado estivesse, efetivamente, muito mais tempo à disposição da empresa do que as oito horas de trabalho diárias previstas nos contratos ‘normais’ de trabalho”, além de “não garantir o pagamento sequer de salário mínimo ao final do mês”.
Trabalho escravo
Além de irregularidades laborais, o McDonald’s já foi denunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Gastronomia e Hospedagem de São Paulo e Região (Sinthoresp) por suposta exploração de trabalho escravo. A denúncia culminou na abertura pela Polícia Federal (PF) do inquérito policial 0233/2012 em 16 de outubro de 2012. O assunto foi encaminhado para a Justiça e, em maio de 2013, retornou para mais investigações. Ainda não há, porém, comprovação da prática por autoridades.
Desde 2009, o McDonald´s integra o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pode ser suspenso se for comprovada a submissão de trabalhadores à escravidão. Na época, ao Comité de Gestão do Pacto, a empresa afirmou que as alegações do Sinthoresp não têm qualquer suporte “fatídico ou legal”.
Publicado originalmente no Repórter Brasil
Comments
Situações como esta, fazem
Situações como esta, fazem antever que ordenados, condições vão piorar. E situações como esta, é que levaram as pessoas a constituir-se como sindicatos. Ameaçam despedir ? Fazem como os policias, e poem
familiares e amigos a fazer comicios. Tãaoooo fácil.
Add new comment