You are here
Brasil: Visita do Papa custará 40 milhões de euros ao estado

A visita do Papa Francisco ao Brasil durante a 26ª Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de janeiro, vai custar aos cofres públicos do Estado brasileiro 118 milhões de reais (cerca de 40 milhões de euros), de acordo com as contas do jornal O Globo. O governo federal gasta 62 milhões de reais, dos quais 30 milhões com ações de segurança e defesa. O estado do Rio de Janeiro e a cidade entram com 28 milhões de reais cada.
A segurança do Papa em território brasileiro terá um efetivo de 10.700 homens, sendo 9 mil das Forças Armadas e 1.700 da Força Nacional. Só em Guaratiba, onde será realizada uma vigília e a missa campal, haverá 1.500 homens da Força Nacional. A Igreja, por seu lado, contrata 2 mil seguranças privados.
O Vaticano espera a participação de um público de 800 mil pessoas. A Igreja assume os custos da estrutura do evento e a hospedagem dos peregrinos.
Além da segurança, há gastos algo inusitados: os dois papamóveis, por exemplo (são usados dois porque um pode avariar-se) serão transportados do Rio de Janeiro para Aparecida, no estado de S. Paulo, onde o Papa rezará missa, por um avião Hércules, uma operação que custará ao estado brasileiro um milhão de reais. As cidades distam apenas 257 km por auto-estrada.
Protestos
Pelo menos dois protestos relacionados com a visita foram convocados pelas redes sociais para esta segunda-feira. O grupo Anonymous Rio protesta contra os gastos públicos com a receção ao pontífice e pede a saída do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do vice Luiz Fernando Pezão, ambos do PMDB, que recebem o Papa no Palácio da Guanabara, sede do governo estadual. Estarão presentes a presidente Dilma Rousseff e o presidente da câmara Eduardo Paes.
Também a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) questiona os gastos da visita e pretende discutir a importância da laicidade.
Para os coordenadores da campanha, o facto de o governo brasileiro, seja federal, estadual ou municipal, custear a visita do papa, mesmo de forma indireta — com renúncia ou isenção fiscal de empresas patrocinadoras, por exemplo —, é uma afronta à laicidade do Estado.
Comments
Os veículos de comunicação
Os veículos de comunicação passam informações sobre a visita do papa ao Brasil mas não revelam os custos, aliás, existem publicidades em locais pagos. A representante de marketing e publicidade da arquidiocese do Rio de Janeiro informou em entrevista para tv que o evento terá a arrecadação de 80 milhões de Reais e que todo o recurso será destinado para arquidiocese do Rio de Janeiro. Lembrando que o banco do Vaticano tem 7 bilhões de euros e que existe o laudênio, um imposto, em favor da igreja católica, gostaria de saber:
1 - O Brasil é um país laico? Se é laico, por que o governo do Rio de Janeiro vai desembolsar 28 milhões e o município do Rio de Janeiro mais outros 28 milhões ? Estes recursos direcionado somente para uma organização religiosa é de caráter de um país laico?
2 - quem paga os 68 milhões desembolsados pelo governo federal para custos da visita do papa?
IMPORTANTE: Fiz uma pesquisa e ENCONTREI A INFORMAÇÃO : A Igreja Católica recebe o imposto de 55,9% de todos os imóveis catalogados erguidos em terrenos de marinha. A União tem uma arrecadação anual algo em torno de 8,6 bilhão de reais.
Segue a matéria abaixo do endereço eletrônico :
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/blog-doallende/platb/2012/09/04/lau...
TEXTO: Laudêmio, uma herança da colonizaçãoter, 04/09/12 por fernandoallende |
Segundo dados recentes, os proprietários de mais de 40 mil imóveis em Santos recolhem todos os anos o laudêmio, taxa de foro e ocupação, que representa algo em torno de 5% do valor de suas propriedades. São casas e edifícios localizados em terrenos de marinha que estão sujeitos ao imposto criado pelo rei D. João VI, em seu primeiro ano no Rio de Janeiro, quando transferiu a corte para o Brasil, temendo que o imperador Napoleão cumprisse a ameaça de invadir Portugal, aliado histórico da Inglaterra, seu maior inimigo.
Um imposto que atravessa os séculos e tem como beneficiados a União, a Igreja Católica e os herdeiros da monarquia, cujo endereço oficial é um palácio em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro.São considerados terrenos de marinha os localizados na orla do país, desde que estejam a menos de 33 metros da maré mais alta, em relação à preamar, isto é, do ponto médio anual das marés. Um imposto que também penaliza os proprietários de imóveis localizados próximos a rios e pântanos, que ergueram suas casas em áreas doadas pelo rei aos que as ocupassem para consolidar a colonização, chamados foreiros. Uma ocupação que nem sempre existiu, caso de bairros da Zona Noroeste, uma das regiões mais carentes de Santos. Muitos possuem a posse de casas erguidas em áreas de foreiros, mas não são donos da propriedade, apesar de muitas – e sem êxito – ações políticas para extinguir a cobrança do laudêmio na região. Informações que obtive na manhã de hoje junto ao SPU (Serviço do Patrimônio da União), órgão que administra a cobrança desse imposto, a União cobra de 542 mil imóveis, a maioria no litoral do Sudeste e Sul, o que representa 30% dessas propriedades. A Igreja Católica recebe o imposto de 55,9% de todos os imóveis catalogados erguidos em terrenos de marinha e os herdeiros da monarquia ficam com 9%. Esse imposto não tem cabimento na República e, muito menos em um governo democrático, representa apenas para a União uma arrecadação anual de algo em torno de 8,6 bilhão de reais. Não é pouco. Muito pelo contrário./ Reportagem de Fernando Allende
Obrigado pela atenção
Divaldo
Durante a madrugada do dia
Durante a madrugada do dia 24/07/2013 um mendigo morreu de hipotermia, o governo gastará 118 milhoes que é a previsão deles, então vai ser mais ou menos uns 300 milhões para receber o lider da igreja catolica e um mendigo morre de frio. Com esse dinheiro todos os mendigos do rio e de outras cidades do sul e suldeste estariam a salvos, mas o papa é mais valioso que as vidas de alguns milhares de mendigos. QUAL É? ATÉ QUANDO VÃO ROUBAR NA NOSSA CARA E A GENTE VAI FICAR PARADO ASSISTINDO ESSE IDIOCRACIA CONTINUAR.
vVEJA ALGUMAS DAS
vVEJA ALGUMAS DAS ARRECADAÇÕES DA IGREJA CATÓLICA>E para aqueles que acusam os judeus de usurparem os recursos das nações, é bom saber que a Igreja Católica arrecada no Brasil, apenas através de um único IMPOSTO (obrigatório portanto), mais do que PIB de muitos países. Saiba que o Imposto do LAUDÊMIO, cobrado de católicos ou não católicos, resultou no ano passado numa arrecadação de 16,02 BILHÕES DE REAIS! Isto é praticamente o DOBRO do PIB do Principado de Mônaco! E vocês acham que este dinheiro fica no Brasil? Que é investido aqui? Mas é claro que não. Ele vai todo para o Vaticano, do pobre Papa Francisco. Ou seja, parte substancial do sustento do Vaticano sai dos já exauridos bolsos dos brasileiros, sejam eles católicos, protestantes, judeus, budistas ou macumbeiros.
Add new comment