You are here

Portugal muito bem classificado no ranking dos banqueiros milionários

Onze banqueiros portugueses ganham mais de um milhão de euros anuais, ficando Portugal no décimo lugar entre os países europeus com mais banqueiros ricos. Atrás estão países como Áustria, Luxemburgo, Grécia e Bélgica, entre outros.
Autoridade Bancária Europeia não quis identificar os banqueiros milionários.

O desemprego em Portugal é o terceiro mais alto da Europa, apenas inferior ao da Grécia e da Espanha, o país está há em recessão há anos – e com fracas perspetivas de recuperar. Mas este quadro dramático não é igual para todos. Segundo o relatório divulgado pela Autoridade Bancária Europeia, os banqueiros portugueses vão muito bem.

Na verdade, Portugal está na décima posição entre os países europeus onde existem mais banqueiros a ganhar um rendimento anual superior a 1 milhão de euros. O relatório não identifica nominalmente os banqueiros, mas são 11 os que obtiveram em 2011 uma remuneração acima de um milhão de euros, sendo a remuneração média de 1,6 milhão de euros. A remuneração variável pesa 71% sobre o total. Em 2010, a remuneração média era de 1,46 milhões de euros, mas o número de gestores a ganhar mais de um milhão era superior (13).

Reino Unido tem 2.436 banqueiros milionários

O ranking dos banqueiros é dominado pelo Reino Unido, onde há 2.436 a ganhar mais de um milhão, seguido da Alemanha, França e Espanha. Itália, Holanda, Dinamarca, Irlanda e Suécia são os que estão à frente de Portugal. Países como a Áustria, Luxemburgo, Grécia e Bélgica, entre outros, têm menos banqueiros milionários que Portugal

Foi a primeira vez que as autoridades europeias revelaram os valores de salário e prémios de banqueiros, após uma diretiva de 2010 introduzir a obrigatoriedade de todos os estados-membros recolherem informações sobre as suas remunerações.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)