You are here

Snowden pede asilo à Rússia

Ex-analista da CIA faz reunião com ativistas de direitos humanos na área internacional do aeroporto de Moscovo e pede que o ajudem a obter asilo na Rússia.
Snowden durante a reunião. Foto de Tanya Lokshina / Human Rights Watch, retirada do site da RT News

Edward Snowden tornou pública a intenção de pedir asilo político à Rússia, de forma a poder ficar no país até que possa viajar para a América Latina, onde vários países lhe ofereceram esse estatuto.

“Sim, pediu asilo à Rússia. Quer ficar aqui até poder voar para a América Latina”, disse a vice-diretora da Human Rights Watch, Tatiana Lokshina, à agência de notícias Interfax, depois de uma reunião com o ex-analista da CIA numa sala da área internacional do aeroporto de Moscovo.

A dirigente da ONG de direitos humanos sublinhou que Snowden pediu ajuda aos ativistas de direitos humanos e advogados para obter asilo na Rússia.

Dmitri Peskov, porta-voz do presidente Putin, voltou a dizer que o especialista em tecnologia e sistemas pode ficar hipoteticamente na Rússia desde que renuncie totalmente a qualquer atividade que prejudique os interesses dos Estados Unidos”. Mas não confirmou oficialmente o pedido.

"Obviamente, não podia permanecer mais tempo nesta situação e tinha de atuar”, disse minutos antes da reunião Olga Kóstina, jornalista e ativista de direitos humanos.

Snowden comprometeu-se esta sexta a não prejudicar os interesses dos EUA. “Anunciou que conhece a condição e que é fácil aceitá-la. Não tem intenção de causar danos aos EUA porque é um patriota do seu próprio país”, disse o deputado russo Viacheslav Níkonov depois da reunião.

Níkonov explicou que Snowden considera que a divulgação de informações sobre sistemas de vigilância massivos controlados pela NSA, o FBI e a CIA foi um ato patriótico.

O deputado não precisou se a sua intenção é solicitar asilo político temporário ou permanente, mas outra ativista dissera antes que o pedido à Rússia era temporário, até que Snowden pudesse viajar para a América Latina.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)