You are here
Brasil: Jornada Nacional de Luta com greves e manifestações

As oito centrais sindicais que convocam a jornada nacional de luta são: CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), CGTB (Central Geral de Trabalhadores Brasileiros), Intersindical e Nova Central.
As centrais sindicais e os movimentos apresentam uma plataforma comum1 em que se destacam a redução do horário de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; a defesa do aumento dos orçamentos para a educação e a saúde para 10% do PIB; a valorização das pensões de reforma e o fim do fator previdenciário - fator usado para determinar o montante das pensões de reforma, que reduz o montante das pensões e provoca o aumento constante da idade de reforma para alcançar pensão mínima.
As centrais sindicais e os movimentos reivindicam ainda reforma agrária, mais recursos para transporte público de qualidade e o fim dos leilões do petróleo.
Na jornada nacional de luta estão previstas diversas paralisações e ações em todos os Estados do Brasil, nomeadamente concentrações e manifestações em muitas cidades.
1 O site viomundo.com.br aponta os seguintes pontos:
- Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
- Contra o PL 4330, sobre Terceirização;
- Fim do fator previdenciário;
- 10% do PIB para a Educação;
- 10% do Orçamento da União para a Saúde;
- Transporte público e de qualidade;
- Valorização das Aposentadorias;
- Reforma Agrária;
- Suspensão dos Leilões de Petróleo.
Add new comment