You are here
Snowden pediu asilo à Venezuela

“Já chegou a carta de pedido de asilo de Snowden. Agora ele terá que decidir quando voa para cá”, anunciou Maduro, depois de uma reunião com o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli. O presidente da Venezuela fez então questão de sublinhar “que a América Latina é um território humanitário” e que vários países da América Latina se disponibilizaram para dar asilo a Scowden.
Snowden encontra-se, desde o dia 23 de junho, num aeroporto de Moscovo, na zona de trânsito. Edward Snowden tinha voado então de Hong-Kong para Moscovo e está a ser perseguido pelos Estados Unidos, desde que revelou a existência dos programas de espionagem dos EUA. O governo norte-americano pretende que Snowden seja extraditado para os EUA para ser preso e julgado por espionagem.
Na passada sexta-feira, 5 de julho, Nicolás Maduro tinha oferecido asilo humanitário a Snowden.
Segundo a agência venezuelana de notícias, Nicolás Maduro tinha então afirmado publicamente:
“Como chefe de Estado e de governo da república Bolivariana da Venezuela decidi oferecer asilo humanitário ao jovem norte-americano Edward Snowden para que na pátria de Bolívar e Chávez possa vir a viver (…) e desta forma protegê-lo da perseguição desencadeada pelo mais poderoso império do mundo, contra um jovem que o que fez foi dizer a verdade”.
Add new comment