You are here

Marisa Matias apela à participação na manifestação de sábado pela demissão do governo

A Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia decorre até dia 6 de julho, no Porto. Estão inscritas, até ao momento, cerca de 350 pessoas, vindas de dezassete países europeus e também da Colômbia, do Brasil e da República Árabe Saráui Democrática. Na sessão de abertura da universidade, a eurodeputada Marisa Matias apelou à participação na manifestação pelo derrube do governo que terá lugar no próximo sábado.
Fotor retirda do site da European Left.

Entre 3 e 6 de julho a cidade do Porto acolhe a Universidade de Verão da Esquerda Europeia – GUE/NGL. O encontro internacional conta também com o apoio da Transform! e do Bloco de Esquerda e está a decorrer no Centro de Congressos do Dragão. Trata-se de uma conferência internacional, de entrada livre após inscrição, subordinada ao tema geral “Como mudar a Europa”(ver programa aqui)

Estão inscritos até ao momento cerca de 350 pessoas, vindas de dezassete países europeus e também da Colômbia, do Brasil e da República Árabe Saráui Democrática.

Há painéis dedicados a temas específicos como o Género e o feminismo que no dia 3, sob organização da rede EL-Fem, se ocupou da violência contra as mulheres e os fundamentalismos religiosos. No dia 4 debateu-se a evolução dos partidos de esquerda, as políticas urbanas, a Alter Cimeira, futuro do trabalho e do sindicalismo, os sistemas de quotas nos partidos e as perspetivas feministas, paz e conflitos armados e o papel da Europa e ainda a América Latina e a Europa.

Os dias que se seguem serão dedicados às temáticas dos serviços públicos, direitos LGBIT, comunicação política de esquerda, periódicos de esquerda, senso comum e hegemonia cultural, políticas ambientais e ecosocialismo, rendimento básico, História, movimentos estudantis, entre vários outros.

Horas de almoço vão sendo acompanhadas com conferências-relâmpago com temas sobre a cidade, como História e arquitetura do Porto. Depois do jantar há lugar para eventos culturais de entrada livre.

Duas notas de destaque apenas:

No dia 4 os debates foram perpassados por algumas preocupações comuns, busca de soluções e partilha de experiências, tendo as ligações entre partidos de esquerda e os movimentos sociais, a dívida privada, o Euro ou a organização das resistências populares sido temas transversais aos vários debates.

Na sessão de abertura interveio Marisa Matias, eurodeputada do Bloco e vicepresidente do PEE, que referiu a atual situação política e apelou a que participantes nesta conferência incorporassem a manifestação pelo derrube do governo, convocada por Que se Lixe a Troika (17.00h de sábado próximo, dia 6 de julho, em frente à Câmara do Porto), o que foi recebido com uma ovação de apoio e solidariedade.

Sobre o/a autor(a)

Investigadora em sociologia da cultura
Termos relacionados Política
(...)