You are here

Gaspar demite-se e é substituído por secretária de Estado dos contratos Swap

O primeiro-ministro e líder da coligação PSD/CDS apresentou esta tarde a demissão de Vítor Gaspar, do cargo de ministro de Estado e das Finanças, ao Presidente da República. Para a sua substituição será nomeada Maria Luís Albuquerque, que tem estado sob fogo devido ao seu envolvimento no caso dos contratos swap. Por seu turno, Paulo Portas passa a número dois do Governo.
Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque – Foto de Mário Cruz/ Lusa

Vítor Gaspar, até esta segunda-feira ministro de Estado e das Finanças, tomou hoje a sua última decisão como governante: a demissão. Maria Luís Albuquerque, atual secretária de Estado do Tesouro, é o nome que se segue no cargo.

Esta tarde, o primeiro-ministro e líder do Governo de coligação PSD/CDS pediu uma audiência de urgência ao Presidente da República, para apresentar a demissão do ministro e anunciar a sua substituição por Maria Luís Albuquerque, que será nomeada amanhã por Cavaco Silva.

Se Vítor Gaspar tem sido duramente criticado por amplos setores da sociedade portuguesa, Maria Luís Albuquerque não tem sido menos polémica.

A ex-secretária de Estado do Tesouro tem sido acusada de mentir à Assembleia da República, sobre o seu aparente desconhecimento dos contratos swap, ao mesmo tempo que está sob fogo por ter estado diretamente envolvida na celebração de contratos swap em algumas empresas públicas, entre elas a REFER, onde era diretora financeira.

Por outro lado, Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e líder do CDS-PP, passará a número dois do executivo, repartindo, assim, com Maria Luís Albuquerque - que ficará em terceiro lugar na hierarquia formal do Governo - as responsabilidades, até então, de Vítor Gaspar.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política, swaps
(...)