You are here

A Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia tem início na próxima quarta feira

O primeiro dia da Universidade de Verão é organizado pelo grupo feminista do Partido de Esquerda Europeia (PEE). Entre 3 e 6 de julho, passarão pelos inúmeros seminários e workshops vários oradores, entre os quais César Frixone, do Equador, Valter Pomar, do Brasil, Hayri Kozanoglu, da Turquia, e o francês Jean Luc Melenchon. A entrada nos debates é livre. Poderá consultar neste artigo o programa e a ficha de inscrição.

Entre os dias 3 e 6 de julho realiza-se, no Centro de Congressos do Dragão (Estádio do Dragão, porta 01), no Porto, a Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia (PEE).

O primeiro dia deste encontro é organizado pelo grupo feminista do PEE e conta com debates como as “Perspectivas Feministas na Economia” e “Ecologia ou Violência e Patriarcado: Fundamentalismos Religiosos e Direitos das Mulheres”.

No dia 4, os trabalhos começam, logo pela manhã, com dois seminários sobre “Políticas regionais e urbanas de esquerda” e “A evolução dos partidos de esquerda na Europa”. A seguir ao almoço realizam-se dois seminários sobre o balanço da Alter Summit realizada há poucas semanas em Atenas e sobre “Política de emprego e o movimento sindical europeu e o futuro do trabalho”. Para quinta feira está ainda agendado um workshop sobre as quotas e democracia de género e um seminário sobre “Paz e segurança: Centenário da Guerra Mundial. Os conflitos atuais. O papel da Europa”.

Pelas 21h30, a Universidade de Verão do PEE contará ainda com a presença de César Frixone, da Alianza País, do Equador, e de Valter Pomar, Secretário do Fórum de São Paulo, do Brasil, que se debruçarão sobre o tema “A América Latina e a Europa”.

No dia 5, o programa inclui seminários sobre “Os serviços públicos e o Estado social”, “A reconstrução da produção na indústria, agricultura e pescas na Europa” e a “Saída da crise da dívida: o novo papel do BCE e do sector público bancário no financiamento da economia”.

Durante a tarde decorrerão vários workshops, nos quais estarão em discussão temas como as experiências autárquicas de políticas sociais da esquerda europeia, a privatização da água, técnicas de comunicação política, o populismo e a extrema-direita ou a luta contra a homofobia, entre outros.

Pelas 21h30, o programa inclui intervenções de Catarina Martins, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Hayri Kozanoglu, ex-presidente do Partido da Liberdade e da Solidariedade - ÖDP, da Turquia, Willy Meyer, eurodeputado da Esquerda Unida, de Espanha, e de Jean Luc Melenchon - Co-Presidente Parti de Gauche, de França.

Nos seminários agendados para sábado, dia 6, estará em discussão “O senso comum e a luta pela hegemonia cultural”, as “Políticas ambientais e eco-socialismo” e as ”Opções estratégicas da esquerda na Europa”.

No último de trabalhos da Universidade do PEE haverá lugar ainda a um debate sobre as experiências autárquicas da esquerda ao nível dos transportes públicos gratuitos, bem como a workshops simultâneos sobre temas como os movimentos estudantis, a iniciativa europeia pelo rendimento básico ou a situação na Europa Central e de Leste.

À noite, a sessão de encerramento conta com intervenções de Walter Baier, coordenador da Transform!, João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda,  e Pierre Laurent, Presidente da EL e secretário geral do PCF francês. A sessão conta ainda com a coordenação de Marisa Matias, Vice Presidente da EL e eurodeputada do Bloco de Esquerda.

No programa da Universidade destacam-se também as conferências para dar a conhecer melhor a cidade do Porto aos participantes, a partir da sua história política, a cultura do Vinho do Porto ou a arquitetura da cidade. As conferências e seminários dispõem de tradução simultânea em inglês, francês e português e metade dos tempos dos seminários e workshops será dedicado ao debate. 

Poderá consultar aqui o programa e ficha de inscrição.

AttachmentSize
PDF icon el-su-2013_programa_pt.pdf340.51 KB
PDF icon inscicaounivpee.pdf116.74 KB
Termos relacionados Internacional
(...)