You are here

Inscrições abertas para a Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia

O Bloco de Esquerda acolhe este ano no Porto, de 3 a 6 de julho, a Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia. "Como mudar a Europa?" é o tema geral destes debates entre militantes dos vários partidos que compoem o PEE. A entrada nos debates é livre e as inscrições já estão abertas.
De 3 a 6 de julho, a Esquerda Europeia junta-se no Porto para debater mudanças na Europa.

O primeiro dia deste encontro é organizado pelo grupo feminista do PEE e conta com debates como as Perspectivas Feministas na Economia e Ecologia ou os Fundamentalismos Religiosos e Direitos das Mulheres. No dia 4, os seminários debruçam-se sobre Políticas regionais e urbanas de esquerda, a evolução dos partidos de esquerda na Europa, o balanço da Alter Summit realizada há poucas semanas em Atenas, as políticas de emprego e o movimento sindical europeu ou o debate sobre as quotas e democracia de género. Nesse dia há também espaço para discutir a paz e os conflitos atuais, bem como as relações com a América Latina, com a participação de convidados da Venezuela, Equador e do Fórum de São Paulo.

No dia 5, o programa inclui conferências sobre os serviços públicos e o Estado Social, com a participação de Carvalho da Silva e a reconstrução da produção na indústria, agricultura e pescas na Europa. As experiências autárquicas de políticas sociais da esquerda europeia e o papel do sector público bancário no financiamento da economia são outros temas em destaque, num dia que também traz workshops sobre privatização da água, técnicas de comunicação política, o populismo e a extrema-direita ou a luta contra a homofobia, entre outros. À noite há uma sessão pública com Catarina Martins, Jean Luc Mélenchon, Willy Meier e o deputado do ÖDP turco Haydar Ilker.

O último dia destaca as políticas ambientais e o ecosocialismo, as experiências autárquicas da esquerda ao nível dos transportes públicos gratuitos, os movimentos estudantis, a iniciativa europeia pelo rendimento básico ou a situação na Europa Central e de Leste. Segue-se um debate sobre as opções estratégicas da Esquerda na Europa, com Francisco Louçã, o secretário-geral do PC francês Pierre Laurent e o grego Haris Golemis, do Instituto Nikos Poulantzas. À noite, a sessão de encerramento conta com intervenções de Marisa Matias e João Semedo, Walter Baier, da rede Transform! e Pierre Laurent.   

No programa da Universidade destacam-se também as conferências para dar a conhecer melhor a cidade do Porto aos participantes, a partir da sua história política, a cultura do Vinho do Porto ou a arquitetura da cidade. As conferências e seminários dispõem de tradução simultânea em inglês, francês e português e metade dos tempos dos seminários e workshops será dedicado ao debate. 

Ver programa completo e ficha de inscrição.

Termos relacionados Política
(...)