You are here

Trabalhadores da Autoeuropa juntam-se à greve geral

As Comissões de Trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa anunciaram a adesão à greve geral de dia 27 de junho e mais uma vez irão juntar-se ao protesto contra as políticas do Governo para empobrecer o país.
A Greve Geral de 27 de junho vai contar com a adesão dos trabalhadores da Autoeuropa. Foto Paulete Matos.

Os trabalhadores das várias empresas do parque industrial da Autoeuropa reuniram para decidir a adesão à greve geral de 27 de junho e apelam a todos os trabalhadores para que se juntem ao protesto. "Apoiamos a greve geral contra o corte dos salários pela política cega do aumento de impostos (...), porque lutamos contra a destruição da economia portuguesa e porque queremos mudar o futuro", diz o comunicado divulgado após a reunião, que destaca a necessidade de lutar "contra o empobrecimento dos trabalhadores e do povo português, contra os cortes nas reformas e contra a redução do subsídio de desemprego e da duração do mesmo, quando existem mais de 1,5 milhões de desempregados" em Portugal.

Para António Chora, líder da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, "os trabalhadores sabem que em 20 anos de empresa as greves aqui contam-se pelos dedos de uma mão e quase todas elas são greves gerais". Ou seja, "são greves não contra a empresa, mas contra as políticas que também sofremos aqui na empresa: por exemplo, vamos trabalhar mais dois dias este ano e em breve mais quatro por causa do corte dos feriados. Não é nada que a empresa tem imposto, resulta da lei", declarou à TSF. 

"Os trabalhadores têm confiança que quando a CT aponta a uma greve, fá-lo com um sentido claro: mudar as políticas em geral, porque as coisas internas resolvem-se internamente", acrescenta o sindicalista. "Como se costuma dizer: valores mais altos se levantam e isto são valores a nível nacional que estão a ser atacados pelo governo. Se estamos à espera que o mar arda para comer peixe assado, estamos desgraçados da vida", concluiu António Chora.  

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Greve Geral 27 junho 2013, Sociedade
(...)