You are here

Uma mensagem de Tariq Ali a #OccupyGezi

A coragem que mostraram também transformou a política turca. Podemos não notar as mudanças durante os próximos anos, mas o que a vossa geração fez ao sair às ruas e mostrar que não está dispostos a tolerar as políticas dos governos autoritários é de grande importância. Não desistam.
"Quero que saibam que mais uma vez vocês despertaram esperança em todo o continente europeu", diz Tariq Ali

Queridos amigos na Turquia, jovens e velhos, aqueles de nós que temos acompanhado a vossa luta de fora da Turquia, e no meu caso, durante alguns dias em Ankara, quero que saibam que mais uma vez vocês despertaram esperança em todo o continente europeu.

O que fizeram é extremamente importante porque demonstra que os jovens turcos são tão capazes de resistir à opressão de um governo democrático autoritário quanto os gregos, os espanhóis, portugueses, os italianos, todos.

Esta coragem que mostraram também transformou a política turca. Podemos não notar as mudanças durante os próximos anos, mas o que a vossa geração fez ao sair às ruas e mostrar que não estão dispostos a tolerar as políticas dos governos autoritários é de grande importância para todos.

Não desistam.

Uma questão mais que quero dizer-vos, que pode não ser popular mas que sinto que devo dizer. É que às vezes, na euforia de um movimento de massas, é difícil compreender quando é o momento de fazer uma suspensão temporária – uso a palavra temporária – para evitar que o inimigo vos derrote. Se o movimento começa a decrescer, e começam a vir menos pessoas, isso vai ser visto por alguns como uma derrota.

Mas se forem vocês a tomar a iniciativa e decidirem que, por qualquer razão, é a altura de suspender a ocupação, mas de continuar a fazer manifestações regularmente, uma vez por mês ou duas vezes por mês em todo o país, para mostrar que vocês ainda lá estão e para deixar clara a solidariedade uns com os outros, como foi feito depois dos acontecimentos no Parque Gezi.

Isso é também uma lição muito importante a aprender das lutas passadas. Os nossos inimigos tentam dividir-nos, mandam agentes provocadores para nos criarem problemas, o objetivo é romper a nossa unidade. A decisão do que fazer deve ser de todos vós. E quanto mais, melhor. Estas coisas são difíceis mas podem ter de ser feitas. Devem ter consciência disto.

Tariq Ali is giving hope to Turkish youth! Resist!!!

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)