You are here

Economia europeia em queda: Nove países em recessão, Portugal cai 3,9%

A economia da zona euro está em queda há seis trimestres consecutivos. Nove dos 17 países estão em recessão: Espanha, França, Itália, Finlândia, Holanda, Portugal, Chipre, Grécia e Eslovénia. A economia portuguesa cai 3,9% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2012 e está em queda há nove trimestres consecutivos. A política de austeridade imposta pela troika e pelo governo Merkel está a afundar a Europa.
A economia da zona euro está em queda há seis trimestres consecutivos. Nove dos 17 países estão em recessão. A economia portuguesa cai 3,9% e está em queda há nove trimestres consecutivos. A política de austeridade imposta pela troika e pelo governo Merkel está a afundar a Europa.

Nesta quarta-feira, foram divulgados pelo Eurostat os dados relativos ao primeiro trimestre de 2013 do PIB (Produto Interno Bruto) da zona euro.

O PIB da zona euro caiu 0,2% no primeiro de 2013 em relação ao trimestre anterior e 1% em relação ao ano anterior.

A zona euro está em recessão há seis trimestres consecutivos, a mais longa recessão da zona desde que começaram a ser registados os dados em 1995, salienta a Reuters.

O PIB da França caiu 0,2% no primeiro trimestre de 2013, em relação ao trimestre anterior, estando em queda há dois trimestres consecutivos e portanto em recessão técnica. Em relação ao ano anterior o PIB de França caiu 0,4%, uma queda superior aos 0,3% que registava no final de 2012 em comparação com o final de 2011.

Por sua vez a Alemanha conseguiu evitar a entrada em recessão, uma vez que cresceu no primeiro trimestre 0,1%, mas trata-se de uma subida abaixo das previsões dos analistas que esperavam uma subida de 0,3%.

Na zona euro há 9 países em 17 que estão em recessão: Espanha, França, Itália, Finlândia, Holanda, Portugal, Chipre, Grécia e Eslovénia (país cujo PIB está em queda, embora ainda não tenham sido publicados os dados do primeiro trimestre).

Carsten Brzeski, economista sénior do ING em Bruxelas, declarou à Reuters: “A desgraça continua. Quase todos os principais países, exceto a Alemanha, estão em recessão, e até agora nada ajudou a parar essa espiral de queda."

A Itália, a terceira maior economia da zona do euro, regista o sétimo trimestre consecutivo de queda, o mais longo desde que começaram a ser registados dados em 1970.

A economia portuguesa cai pelo nono trimestre consecutivo e a descida acentua-se mesmo. No primeiro trimestre de 2013, recuou 0,3% em relação ao último trimestre de 2012 e 3,9% face ao primeiro trimestre de 2012. Estes dados são ainda piores do que os que a Comissão Europeia previa.

Os dados divulgados pelo INE apontam que a economia portuguesa teve neste trimestre a maior queda desde o primeiro trimestre de 2009, quando teve uma descida homóloga de 4,1%.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)