You are here

NASA passa a usar Linux em vez de Windows

A agência espacial norte-americana, NASA, decidiu migrar os sistemas operativos dos computadores da Estação Espacial Internacional - ISS em inglês - de Microsoft Windows para Linux. Segundo a NASA, o objetivo é passar a ter um sistema com bom desempenho, confiável e de custo reduzido.
A NASA, a enorme e mítica agência espacial norte-americana, decidiu recentemente mudar os seu sistema operativo de Microsoft Windows para Linux.

A NASA, a enorme e mítica agência espacial norte-americana, decidiu recentemente mudar os seu sistema operativo de Microsoft Windows para Linux.

Segundo o responsável máximo da equipa informática da Estação Espacial Internacional, Keith Chuvala, explicou que a razão é bastante simples, “os principais funcionários necessitam de um sistema estável e fiável e que possa ser modificado à medida das necessidades. Para além disso, é muito complicado obter apoio técnico a 400 quilómetros do planeta Terra, onde se encontra a Estação Espacial.

Segundo a fundação do Linux, a ideia da NASA em mudar o sistema operativo das suas máquinas não é nova. Mas só agora é que a migração avançou.

Os astronautas da ISS e funcionários de área usarão computadores portáteis com Debian 6, e o "Squeeze" da distribuição comercial livre do Linux.

A NASA acordou uma parceria com a Linux Foundation para criar dois cursos e, assim, introduzir o Linux aos astronautas e ensinar como desenvolver aplicações para o sistema. Apesar de já estar confirmado o uso do Debian 6, as formações irão preparar os funcionários para várias distribuições, como Scientific Linux.

Além dos equipamentos pessoais dos astronautas, o Linux será o sistema operacional do Robonaut (R2), projetado para assumir determinadas tarefas dos astronautas. A NASA acredita que a capacidade do Linux ajudará os investigadores a garantir que o R2 possa ser produtivo na Estação Espacial Internacional.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)