Ambientalistas contestam Semana Académica em Monsanto

A Plataforma por Monsanto acusa a Câmara de Lisboa de "destruir todo o trabalho feito por voluntários e associações durante 2 anos", em colaboração com os serviços camarários, na requalificação da zona onde agora é autorizado um evento de seis dias com milhares de pessoas.
Cartaz da Semana Académica de Lisboa 2013 num local contestado pelas organizações que têm ajudado a recuperar Monsanto para a cidade

A autorização por parte de António Costa e José Sá Fernandes da realização da Semana Académica de Lisboa nos terrenos adjacentes ao Parque Florestal de Monsanto contrariou o parecer negativo dos técnicos camarários. "A realização do evento irá destruir, para além de todo o trabalho voluntário e da própria CML realizado no local, o coberto vegetal numa altura em que esta vegetação é extremamente importante para a fauna local", denuncia a Plataforma por Monsanto, que reúne várias associações ambientalistas e de moradores lisboetas.

A realização do evento entre 13 e 18 de maio irá atrair para aquela zona do Alto da Ajuda cerca de 20 mil pessoas por noite, pondo em causa o "oásis" para a reprodução da Perdiz Vermelha, uma espécie que só existe na Península Ibérica e que escolhe aqueles terrenos nesta altura do ano para nidificar. "A realização desta iniciativa irá ainda produzir resíduos em grande escala, contribuir para a contaminação e compactação dos solos e diminuir a capacidade dos terrenos para absorver águas, o que poderá ter consequências gravíssimas nos bairros de habitação que se situam em redor", acrescenta a Plataforma.

A Plataforma por Monsanto acusa ainda os responsáveis por esta decisão de enaltecerem com regularidade a proteção daquela zona da cidade, enquanto ao mesmo tempo "se constatam atentados contra o parque perpetrados ou tolerados por quem tem a responsabilidade de o preservar". De facto, as máquinas ao serviço da Associação Académica de Lisboa já estão a desmatar o terreno onde está prevista a realização de concertos e atividades da festa dos estudantes universitários.

Em comunicado, a autarquia lisboeta confirma a realização do evento onde durante alguns anos se realizou o festival Delta Tejo e diz que caberá à organização da Semana Académica vedar as áreas arborizadas e a linha de água, bem como reduzir "quaisquer impactos" negativos que o evento possa trazer.

Termos relacionados Ambiente