You are here

"Grândola" cantada de madrugada em Lisboa e Faro

Centenas de pessoas cantam a canção que serviu de senha para a revolução e que tem sido cantada como hino das manifestações contra o governo de Passos Coelho e de Paulo Portas.
Centenas cantaram "Grândola" em frente à Rádio Renascença. Foto de João Ricardo Vasconcelos

Centenas de pessoas cantaram nos primeiros minutos deste 25 de Abril "Grândola Vila Morena" na rua Ivens, em Lisboa, à porta da Rádio Renascença onde, há 39 anos, a canção foi emitida e serviu de senha para a revolução de abril.

Nos últimos meses, a canção de José Afonso foi o hino das manifestações contra o governo do PSD e do CDS, dando origem até a um novo verbo, “grandolar”. Ministros e autoridades passaram a ser assolados pelo pavor de serem “grandolados” pelo povo.

Junto à Rádio Renascença esteve estacionado um chaimite, posto no local pela Associação 25 de Abril e que foi motivo de curiosidade para quem se aproximou e quis registar o momento fotográfico.

Faro quis transmitir uma mensagem de esperança

Um grupo de cidadãos cantou também “Grândola” na noite de dia 24, em Faro, para pedir a demissão do governo e transmitir ao povo uma mensagem de esperança, disse à Lusa um dos responsáveis pela iniciativa.

A iniciativa reuniu centenas de pessoas no centro de Faro e incluiu pequenos concertos, declamação de poesia e encenações de teatro, num evento organizado por uma plataforma integrada por sindicatos e pelo movimento Que se Lixe a Troika, entre outros.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)