You are here
Cobrança de atividades extra-curriculares é “caminho errado”, diz confederação de pais

De acordo com o “Diário de Notícias” desta terça-feira, o Governo pondera reduzir o tempo das atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1.º ciclo (antiga escola primária), sem custos acrescidos para as famílias, de duas horas para uma hora e obrigar os pais a pagar a segunda hora. Com este corte e imposição do co-pagamento o Governo espera gastar menos 50 milhões de euros por ano na educação pública.
A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) reagiu a esta notícia, manifestando-se muito preocupada com esta possibilidade.
“Vejo isto tudo com muita preocupação. Há cada vez menos disponibilidade por parte das famílias para cuidarem dos seus filhos e foi um avanço poder ter numa instituição como a escola um parceiro que colabora na educação e no cuidar das crianças”, declarou à agência Lusa o presidente da Confap, Jorge Ascensão.
O presidente da Confap diz que espera que “ haja algum bom senso e que essa medida seja apenas uma ideia a estudar”, considera que não é desta forma que o “orçamento do Estado vai folgar” e sublinha que, caso esta hipótese aconteça de facto, “vai colocar-se uma maior pressão financeira às famílias”.
Jorge Ascensão frisa que “este caminho é errado”, porque “não está a ver-se a educação como um investimento e estão a ser criadas aqui algumas dificuldades”.
“Isto é mais um imposto que se está a colocar às famílias, para que elas possam ter a educação e a escola que até agora tinham gratuitamente”, salienta Jorge Ascensão, que alerta que “o que provavelmente vai acontecer a muitas famílias é que as crianças vão sair da escola nesse tempo em que vão ter que pagar”.
Comments
Apenas o derrube deste
Apenas o derrube deste Governo, precedido da saída do Euro poderá trazer melhores dias a Portugal. Neste momento apenas resta apelar ao PR para dissolver a A da República, caso contrario terá de ser pela força do Povo. Queremos um Povo livre e não um Povo refém dum Governo que destrói a nossa economia e o futuro dos nossos descendentes, roubando os nossos ascendentes, em colaboração com Governos e políticas ditatoriais Europeias. Se forem necessários sacrifícios financeiros façamo-los por um Portugal fora do EURO e dos mercados Europeus. Somos um povo livre que já derrubou uma Ditadura e estamos prontos a lutar por derrubar todas as que se tentarem implantar em Portugal.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35449
Add new comment