You are here

Feliç dia del llibre i de la rosa!

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha. Nos Països Catalans é tradição oferecer rosas e livros no Dia de São Jorge (Diada de Sant Jordi), 23 de abril.

A comemoração deste Dia del llibre i de la rosa remonta à época medieval. O culto a São Jorge (cuja morte ocorreu a 23 de abril de 303 D.C.) por parte do Reino de Aragão começou em 1096, quando a vitória na Batalla d'Alcoraz foi atribuída ao apoio do santo. A data foi oficializada em 1461 pelas Cortes de Aragão e é também o Día de Aragón.

Enquanto dia do livro, a data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926. 7 de Outubro é a data do nascimento do escritor Miguel de Cervantes. A iniciativa partiu do escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, o qual propôs a celebração deste dia à Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Afonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

Apenas quatro anos depois, no ano de 1930, a comemoração foi alterada para o Dia de São Jorge, que é também o dia do enterro de Cervantes - Cervantes morreu a 22 de abril de 1616 e foi enterrado a 23.

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril ser também o dia do falecimento de outros escritores, como o escritor catalão Josep Pla e o dramaturgo inglês William Shakespeare.

No caso de Shakespeare, 23 de abril é de facto a data do seu falecimento, contudo em Inglaterra ainda se usava o calendário juliano e não o gregoriano. Assim sendo, Shakespeare faleceu a 23 de abril de 1616 do calendário juliano e a 3 de maio de 1616 do calendário gregoriano, 10 dias depois do enterro de Cervantes.

Diada de Sant Jordi é também um dia de reivindicação cultural e política na Catalunha. É por isso que hoje é um bom dia não apenas para celebrar a luta pelo ensino público gratuito e de qualidade, mas também a liberdade cultural e linguística e a emancipação dos povos.

Feliç dia del llibre i de la rosa!

Sobre o/a autor(a)

Investigador. Mestre em Relações Internacionais. Doutorando em Antropologia. Ativista do coletivo feminista Por Todas Nós. Dirigente do Bloco de Esquerda.
(...)