You are here

Trabalhadores da SATA em greve

A greve dos trabalhadores da transportadora aérea açoriana teve início às zero horas e prolonga-se por três dias. Os trabalhadores exigem a aplicação na empresa das mesmas condições que foram alcançadas na TAP.
Os trabalhadores da SATA afirmam que a não aplicação do acordo que vigora na TAP à SATA é uma discriminação dos trabalhadores da transportadora aérea açoriana em relação à transportadora nacional - Foto wikimedia

Na TAP foi alcançado um acordo entre a plataforma de sindicatos e a administração da TAP, que permitiu evitar os cortes salariais previstos no Orçamento de Estado para 2013.

Na SATA, o governo dos Açores, que tutela a empresa, diz que a realidade das duas companhias é diferente e argumentando que só seria possível aplicar o acordo violando a lei do OE, recusa-se a dar indicações à administração da transportadora aérea açoriana para chegar a acordo com os sindicatos.

Os trabalhadores afirmam que a não aplicação do acordo que vigora na TAP à SATA é uma discriminação dos trabalhadores da transportadora aérea açoriana em relação à transportadora nacional.

O Bloco Açores já se solidarizou com os trabalhadores e a deputada regional Zuraida Soares afirma: “A responsabilidade dos prejuízos da greve anunciada na SATA é do Governo da República e do Governo Regional, e não dos trabalhadores”.

Zuraida Soares alerta ainda para a eventualidade da interferência de interesses na futura privatização da SATA: “É que a diminuição dos salários dos/as trabalhadores/as da SATA torna esta empresa mais apetecível para os eventuais interessados na sua privatização. Pelo contrário, a luta conjunta dos trabalhadores da aviação civil e a sua vitória (ainda que parcial), prejudica os negócios secretos”.

A greve está convocada para 23, 24 e 25 de abril e está convocada uma segunda greve de três dias para 2, 3 e de maio.

Os primeiros dias de greve coincidem com o rali dos Açores e o segundo período ocorre quando se realizam as festas do Santo Cristo, dois dos eventos que mais trazem visitantes ao arquipélago.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)