Congresso das Alternativas promove debate sobre Educação

O Congresso Democrático das Alternativas promove o debate “Vencer a Crise com a Educação Pública”, neste sábado às 15 horas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação no Porto, e um jantar comemorativo do 25 de Abril, nesta sexta feira na Cantina Velha da Cidade Universitária em Lisboa.

O debate “Vencer a Crise com a Educação Pública” terá a participação de Manuela Mendonça (professora e sindicalista), que fará a alocução de abertura; Isabel Baptista (professora, sindicalista e autora do livro Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético), que intervirá sobre “A Educação como direito humano básico”; António Nabarrete (professor, sindicalista, membro do secretariado nacional da Fenprof) falará sobre “O (des)investimento financeiro na Educação e suas consequências”; Licínio Lima (professor catedrático e investigador na área da gestão e organização escolar) intervirá sobre “Democracia, Estado Social e Defesa da Educação Pública”; José Soeiro encerrará o debate, debruçando-se sobre os contributos do debate para a Conferência “Vencer a Crise com o Estado Social e a Democracia”.

Ao contrário da política governamental que procure diminuir ou mesmo extinguir serviços públicos, argumentando que são necessários para sair da crise, o Congresso Democrático das Alternativas defende que “só a concretização do direito a uma Educação de elevada qualidade, a que todos tenham acesso, pode criar as condições para o desenvolvimento económico, social e cultural do país”.

Termos relacionados Sociedade