You are here

Bloco quer CGD a financiar economia

A deputada Ana Drago desafiou, esta terça-feira, a maioria de direita a “ser consequente” com as preocupações que expressou este fim de semana e a aprovar um projeto de resolução do Bloco que defende que o dinheiro que sobra do fundo de recapitalização da banca seja utilizado para financiar a economia, através da CGD. Proposta vai a votos na quinta feira.
A restrição ao financiamento das pequenas e médias empresas, “que empregam 75% dos trabalhadores do país”, é um dos principais problemas enfrentados pela economia nacional.

“O Bloco de Esquerda vai propor ao Parlamento que aprove uma resolução no sentido de que o remanescente dos 12 mil milhões de euros do empréstimo da troika que vieram para a banca, dos quais sobram 6400 milhões, seja encaminhado para a Caixa Geral de Depósitos (CGD)”, resumiu a deputada, em conferência de imprensa. A proposta do Bloco vai ser votada, no plenário do Parlamento, esta quinta-feira.

A restrição ao financiamento das pequenas e médias empresas, “que empregam 75% dos trabalhadores do país”, é um dos principais problemas enfrentados pela economia nacional. No projeto de resolução, o Bloco recorda que o crédito às PME (Pequenas e Médias Empresas) “não para de cair” e desceu desde junho de 2011 de 92 mil milhões de euros para 81,2 mil milhões.”

Lembrando que, durante o ano de 2012, se registaram 25 falências por dia, “com impactos brutais no desemprego”, Ana Drago garante que “há histórias de empresários a quem são cobrados juros de 14 e 15 por cento, absolutamente insustentáveis”.

O Bloco quer garantir que a Caixa Geral de Depósito, “como banco público, com uma rede, experiência e conhecimento do sector das PME”, dê prioridade a esta concessão de crédito, “revertendo assim a tendência actual de benefício das grandes empresas”, explicou Ana Drago.

O desafio efetuado pelo Bloco surge dois dias depois de Passos Coelho ter defendido a necessidade da banca financiar a economia e do CDS ter proposto que o banco público seja o motor desse investimento.

“Como a política não pode ser um mero jogo de palavras, vazias de conteúdo”, o Bloco defende que está na altura do PSD e CDS a serem “consequentes” com as preocupações que expressaram publicamente durante o fim de semana. “Nós queremos dizer ao dr. Pedro Passos Coelho e ao CDS que têm esta quinta-feira uma boa oportunidade de apoiar uma medida que vai de encontro às preocupações que supostamente têm”, defendeu Ana Drago.

Termos relacionados Política
(...)