You are here

Nicolás Maduro eleito Presidente da Venezuela

Segundo a CNE, o candidato da esquerda venezuelana obteve 50,66% dos votos contra 49,07 de Henrique Capriles, candidato da coligação de direita. Observadores internacionais e União Europeia pedem à oposição que reconheça a derrota.
"Acreditaram que tinha chegado ao fim a história do socialismo do século XXI (...) "hoje podemos dizer que temos um triunfo eleitoral justo, legal, constitucional e popular", defendeu Nicolás Maduro

Há 40 dias, o recentemente eleito Presidente da Venezuelana, Nicolás Maduro anunciava ao país a morte de Hugo Chávez. Seguiram-se semanas de luto e organizaram-se as eleições mais curtas da história do país – a campanha eleitoral durou apenas dez dias.

Contados os votos, a Comissão Nacional de Eleições anunciou que o seguidor de Chávez tinha derrotado o recandidato da direita, com Henrique Capriles, por uma margem mais curta que a esperada. Apenas 1,6%, cerca de 230 mil votos, separaram o vencedor do derrotado, numa eleição que contou com participação de 78% dos inscritos.

“Com 99,12 % dos votos contabilizados e uma participação relativa de 78,71 % dos eleitores, temos o candidato Nicolás Maduro Moros com 7.505.338 votos ou 50,66 % da votação. O candidato Henrique Capriles obteve 7.270.403 votos ou 49,07 %”, comunicou, Tibisay Lucena, presidente da CNE.

Após o anúncio oficial, Nicolas Maduro discursou em frente ao Palácio Presidencial. "Acreditaram que tinha chegado ao fim a história do socialismo do século XXI (...) "hoje podemos dizer que temos um triunfo eleitoral justo, legal, constitucional e popular", defendeu.

Uma hora depois, Capriles apressou-se em comunicar ao país que não reconhecia os resultados apurados e que exigia uma auditoria ao escrutínio: “que se abram todas as urnas e que cada voto seja contado um por um.”A candidatura alega ter registado mais de 3200 incidências no processo eleitoral.

Contrariando as insinuações da oposição derrotada, a União Europeia e vários observadores internacionais, que marcaram presença no processo eleitoral, pediram à candidatura de Henrique Capriles que reconheça a derrota.

“A missão declara, tal e como defendeu desde a sua instalação, que os resultados devem ser respeitados por emanar do Conselho Nacional Eleitoral, autoridade competente nesta matéria”, afirmou o presidente da missão da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Carlos Álvares.

"É importante que o resultado de uma eleição seja aceite por todas as partes", disse à Agência Efe a porta-voz das Relações Exteriores da União Europeia Maja Kocijancic.

No entanto, Nicolás Maduro já demonstrou a sua disponibilidade para a realização de uma auditoria ao processo eleitoral.


Consulte o Dossier do esquerda.net sobre Hugo Chávez.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)