Centenas de estudantes manifestam-se em Lisboa

21 de March 2013 - 17:48

Contra os cortes no ensino superior e em defesa da ação social escolar, várias centenas de estudantes levaram o protesto à porta do primeiro-ministro. A exigência da demissão do Governo foi uma das palavras de ordem da manifestação.

PARTILHAR
Estudantes saíram à rua e voltaram a pedir a demissão de Passos Coelho. Foto Paulete Matos

Um grupo de cinco associações de estudantes - FCSH, FBAUP, FLUL, IGOT e ESE do Porto - convocaram o protesto que decorreu entre o Marquês de Pombal e a residência oficial do primeiro-ministro em São Bento na tarde desta quinta-feira. Neste protesto estiveram presentes estudantes de Lisboa, Porto e Coimbra.

A manifestação foi animada com as palavras de ordem de sempre em defesa das reivindicações estudantis - "bolsas sim, propinas não" ou "propinas e Bolonha, é tudo uma vergonha" - intercaladas com cânticos pela demisão do Governo - "mais um empurrão e o Governo vai ao chão".

A situação difícil por que passam muitos estudantes do Ensino Superior tem feito aumentar o número dos que são obrigados a cancelar a matrícula por razões financeiras. O alto custo das propinas, o fim do passe escolar e a quase inexistência de apoio social a milhares de estudantes necessitados têm marcado o quotidiano das universidades e politécnicos portugueses e foram também razão para os estudantes saírem à rua em protesto, defendendo o direito à educação.