You are here

Maryland revoga Pena de Morte

Com esta decisão passou a ser o 18º estado a decidir pelo fim da pena de morte. É ainda incerto se os últimos cinco condenados à pena de morte irão sofrer a pena ou não. Decisão semelhante tomaram os estados de Connecticut, em 2012, e de Illinois, em 2011.
Maryland passa a ser o 18º estado a abolir a pena de morte.

Maryland passa a ser o 18º estado a abolir a pena de morte. A Câmara dos Representantes deste Estado da costa leste confirmou na sexta-feira (hora local), a votação anterior no Senado.

A promulgação fica só pendente da assinatura do governador democrata Martin O'Malley. Isto é visto como uma mera formalidade, uma vez que O'Malley se apresenta como subscritor da aprovada proposta de lei.

A lei não se aplica retroativamente – existem cinco presos no corredor da morte à espera de execução. No entanto, há especulações de que o governador democrata Martin O'Mally poderá converter as penas em prisão perpétua.

"Nós temos a obrigação moral de impedir coisas que são desnecessárias, caras e inúteis, e com as quais nenhuma vida é salva", disse aos jornalistas O'Mally. "A pena de morte não serve para diminuir o índice de criminalidade", acrescentou ainda. 88 deputados votaram a favor da abolição contra 56. Em Maryland, a pena de morte foi introduzida em 1638, quando o litoral do Estado ainda era uma colónia britânica.

Em Maryland a pena de morte já não é aplicada desde 2005. No estado de Connecticut foi abolida em abril de 2012 e Illinois em 2011. No estado de Oregon foi introduzida uma moratória em 2011 que cessou a aplicação da lei. Por força de petições, a discussão sobre o fim da pena capital continua ainda noutros estados americanos.
 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)