You are here

Sindicatos contestam austeridade e desemprego em Bruxelas

Representantes e ativistas sindicais de vários países europeus, entre os quais alguns dos mais atingidos pelas medidas punitivas de Bruxelas, reuniram-se durante a tarde de quinta-feira no Parque do Centenário, na capital belga. A Esquerda Unitária (GUE/NGL) apoiou a iniciativa.
Manifestação contra as medidas de austeridade em Bruxelas. Foto Die Linke/Flickr

A mobilização sindical foi organizada pelos sindicatos belgas e pela Confederação Europeia de Sindicatos por ocasião do Conselho Europeu da Primavera, cimeira realizada a pouca distância da concentração. O fim da austeridade e a criação de emprego, principalmente para os mais jovens, foram as exigências principais da ação sindical, na qual participaram centrais e sindicatos da Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Grécia, Luxemburgo e Alemanha.

Vive-se "uma situação social de emergência", reconheceram os participantes na concentração. A austeridade está "a mergulhar os países na recessão", acrescentaram. "As consequências económicas e sociais da crise atingiram o limite do que é aceitável em numerosos Estados membros da UE", denunciaram ainda.
Bernardette Ségol, secretária geral da Confederação Europeia de Sindicatos, declarou que "a austeridade é um fracasso; não resultou na redução dos défices e teve um efeito social e económico devastador".

As organizações sindicais presentes na concentração de Bruxelas salientaram a necessidade de criar emprego para os jovens com menos de 25 anos: 5,7 milhões desempregados na União Europeia, 3,6 milhões dos quais na Zona Euro.

Movimentos sociais contra a austeridade juntaram-se à concentração sindical, no âmbito dos dias de luta contra o Conselho Europeu. A manifestação que pretendiam organizar foi proibida pela polícia de Bruxelas invocando falta de recursos e a necessidade de garantir a "mobilidade" dos dirigentes europeus.


 

Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.

GUE/NGL supports demonstration against Austerity - 14 mars

Termos relacionados Internacional
(...)