You are here

Funcionários públicos alemães têm aumentos acima da inflação

Sindicatos fazem acordo que prevê 5,6% de aumento nos próximos dois anos – 2,65% este ano e 2,95% em janeiro de 2014. Apesar disso, os professores ainda podem ir para a greve.
Manifestação em Hannover em 2009. Funcionários públicos alemães não têm austeridade. Foto de Wolf-Dieter, wikimedia commons

A Alemanha que se prepara para as eleições gerais de setembro pouco tem a ver com o modelo de austeridade que a chanceler Angela Merkel recomenda para os seus vizinhos do Sul. Os sindicatos da Função Pública fecharam um acordo que garante um aumento de salários bem acima da inflação: 5,6% nos próximos dois anos. Este ano, o aumento será de 2,65% e em janeiro de 2014 haverá novo aumento de 2,95%. Os sindicatos iniciaram a negociação reivindicando um aumento de 6,5%.

O acordo representa um custo estimado de 5.600 milhões de euros e aplica-se a todos os estados da Alemanha, à exceção do de Hesse. Espera-se que a inflação de 2013 seja de 2%.

Apesar do aumento, é possível que os professores venham a fazer greve depois das férias da Páscoa devido a divergências sobre a tabela salarial.

Esta semana, cerca de 75 mil operários do setor siderúrgico do Norte da Alemanha conseguiram um aumento de 3% para este ano.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)