You are here

Cortes salariais são decisões políticas, "não são deslizes"

A declaração do primeiro ministro sobre o desejo de cortar o salário mínimo "não foi um deslize", como se pretende fazer crer; é, pelo contrário, uma consequência da política do governo, porque "não tem havido outro fator de ajustamento na economia portuguesa" desde a intervenção da troika, denunciou Marisa Matias no programa Conselho Superior da Antena Um.
Marisa Matias no cordão promovido pela União de Sindicatos de Lisboa - 8 de Março de 2013, Foto de Ricardo Moreira

Desde o início da intervenção da troika "não existe outra coisa que não seja cortes de salários e dos direitos dos trabalhadores", disse a eurodeputada do Bloco de Esquerda. Como exemplo dessa situação, realçou que o agravamento da crise faz com que, em Portugal, cada vez existam mais pessoas que trabalham entre os atingidos pela pobreza. "Isso é inadmissível", sublinhou Maria Matias. "O salário mínimo é um valor de referência ético" e, além disso, "o salário é o instrumento que as pessoas têm para viver com dignidade".

As informações recentes de que o governo encara a possibilidade de determinar novas reduções de salários na função pública foram interpretadas por Marisa Matias como uma confirmação de que as declarações de Passos Coelho sobre o salário mínimo "não foram um deslize". A eurodeputada realçou o facto de a atual passagem da troika pelo país estar a acontecer num "contrastante silêncio" em relação aos protestos populares de 2 de Março.

"Estamos perante uma redução muito drástica do poder de compra, pelo que é preciso repensar este caminho", declarou a eurodeputada. O salário mínimo "já está a encolher porque não acompanha a inflação" e "sem salário não há consumo, sem consumo não há negócio, sem negócio não há empresas, sem empresas não há crescimento económico nem criação de emprego".

Artigo publicado no portal do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

Marisa Matias - Salário mínimo não foi deslize! - 2013/03/08

Termos relacionados Política
Comentários (1)