You are here

"Não foi o peso do Estado Social que nos trouxe à crise"

A coordenadora do Bloco afirmou que troika e governo “erraram sobre a recessão”, sobre o desemprego e na dívida e salientou: “para sair da crise é preciso cortar, mas cortar na dívida e não no Estado Social”. Catarina Martins frisou ainda: “Os milhares que no sábado, 2 de Março, vão encher as ruas do país, sabem que este Governo é incapaz de tirar o país da crise”.
Catarina Martins afirmou que “para sair da crise é preciso cortar, mas cortar na dívida e não no Estado Social” e frisou: “Os milhares que no sábado, 2 de Março, vão encher as ruas do país, sabem que este Governo é incapaz de tirar o país da crise”

"A sétima avaliação da troika começou, esta semana, marcada por uma charada, uma farsa e uma história da carochinha", acusou a deputada Catarina Martins, na intervenção no debate de atualidade na AR sobre a dívida, a sua renegociação e a sétima avaliação da troika. (aceda ao texto da intervenção na íntegra)

A coordenadora do Bloco de Esquerda relembrou que "não foi o peso do Estado Social que nos trouxe à crise, mas é a destruição desde pilar da democracia que nos tem trazido à recessão em que nos encontramos. Menos Estado Social não representa apenas uma sociedade mais injusta, mas um país mais pobre e sem emprego".

Catarina Martins avaliou as políticas da troika e do Governo, referiu que “erraram sobre a recessão, erraram sobre o desemprego, erraram na dívida (em nome do qual, supostamente, todos estes sacrifícios foram impostos)” e lembrou que “o memorando previa uma dívida pública de 108% PIB no final de 2013” e apesar de estarmos no princípio do ano “já vamos em mais de 122% e sempre a subir”.

A coordenadora do Bloco defendeu ainda a renegociação da dívida, referindo que a dívida é “o principal encargo financeiro do país, a principal despesa do Estado”, sublinhando que "custa mais do que o Serviço Nacional de Saúde, muito mais do que a Escola Pública” e concluindo: “Dizemo-lo há já dois anos e a realidade confirma-o: não há solução que não passe pela renegociação.”

A encerrar o debate (ver vídeo abaixo), a coordenadora do Bloco de Esquerda denunciou que a secretário de Estado não respondeu a nenhuma das perguntas que a deputada lhe fez e acusou: "O governo esconde do país o que está a fazer, porque o país não aprova o que o governo está a fazer".

A terminar, Catarina Martins defendeu ainda que "o país vai sair à rua no próximo sábado para dar um rotundo não à política do governo e da troika".

Catarina Martins: "O país não aprova o que o governo está a fazer"

Catarina Martins: "Não foi o peso do Estado Social que nos trouxe à crise"

Termos relacionados Política
Comentários (1)