You are here

Jerónimo Martins aumenta lucros e dividendos... taxados na Holanda

O grupo de distribuição proprietário dos supermercados Pingo Doce viu os seus lucros aumentarem 5,9% em 2012, para 360 milhões de euros. Depois de ter valorizado 423 milhões em bolsa em janeiro, o anúncio dos lucros da Jerónimo Martins irá reforçar a posição da família Soares dos Santos no topo da lista de milionários portugueses. Os seus impostos continuam a ser pagos na Holanda.
A família Soares dos Santos (na foto, o pai Alexandre e o filho Pedro) anunciou os lucros da Jerónimo Martins e o aumento dos dividendos. A fatia maior vai para a sua SGPS, recentemente transferida para a Holanda para escapar ao fisco português. Foto Tiago Petinga/Lusa

O crescimento das vendas do grupo em ano de crise esteve acima da concorrência, quase alcançando os 11 mil milhões de euros. Como em anos anteriores, a cadeia de supermercados polaca Biedronka continua a ser a que mais vende, representando já cerca de 62% da quota de vendas da Jerónimo Martins.

Em Portugal, a cadeia Pingo Doce viu as vendas aumentarem em 2,4% face a 2011, garantindo uma margem de lucro antes de impostos de 22,4%. Trata-se de uma ligeira quebra em relação à margem de 27,5% do ano anterior, explicada pelo grupo pela estratégia de "oferta de fortes promoções". No entanto, as vendas do Pingo Doce caíram 0,6% no último trimestre de 2012.

Dividendos aos acionistas aumentam 7,3% este ano

Com estes lucros, a Jerónimo Martins vai distribuir dividendos aos acionistas no valor de 29,5 cêntimos por ação, depois de no ano passado ter entregue 23,9 cêntimos. A holding da família Soares dos Santos, que detém a maioria das ações e foi transferida no fim de 2011 para a Holanda, para poder escapar ao pagamento de impostos para os cofres do Estado português, irá receber mais de 104 milhões de euros só em dividendos da Jerónimo Martins.

Em 2012, a fortuna da família Soares dos Santos já tinha aumentado 714 milhões de euros, reforçando a primeira posição no ranking de milionários portugueses. 

Milionário diz que "não é com 'Grândola Vila Morena' que se resolvem os problemas"

Na apresentação dos lucros da sua empresa, o milionário que apoiou a vinda da troika e contratou António Borges para o seu grupo empresarial voltou-se contra os manifestantes que têm criticado a política de Passos Coelho e interrompido as sessões com presença de ministros.

Falando de “mensagens difíceis de compreender em que o ódio e o insulto é a característica principal”, o dono da Jerónimo Martins defendeu que "não é com 'Grandola Vila Morena' que se resolvem os problemas" do país e não aceita que o setor onde fez fortuna seja hoje "o bombo da festa" que “espreme os produtores, estraga os produtos, importa não sei de onde”. “É só malhar neles”, desabafou. “Há um altura em que te de se dizer basta. E esse dia é hoje para mim”, declarou Soares dos Santos, citado pelo jornal Público.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (5)