You are here

Grécia faz a primeira greve geral do ano

Portos, aeroportos, ferrovias e escolas paradas, hospitais só atenderam urgências. As duas maiores centrais sindicais convocaram a paralisação, que afirmam ser a resposta às políticas que levaram o país a um beco sem saída. Tsipras chama o povo a tomar o destino nas suas mãos.
Manifestação esta quarta-feira. Foto alterthess.gr

A Grécia está esta quarta-feira paralisada por uma greve geral, convocada pelas duas principais centrais sindicais, GSEE e ADEDY, contra os cortes dos salários e pensões, e o aumento dos impostos decretado por "um governo autoritário". Os transportes paralisaram, incluindo as ligações marítimas entre as ilhas e os aeroportos, a escolas permaneceram fechadas e os hospitais apenas atenderam emergências.

“A greve é a nossa resposta às políticas que levaram o país a um beco sem saída e esmagaram as vidas dos trabalhadores, empobrecendo a sociedade e afundando a economia na recessão e na crise”, declarou a central GSEE.

O governo de coligação tripartido (Nova Democracia, PASOK e Esquerda Democrática) está apostado a demonstrar que vai aplicar as medidas prometidas à troika, e usou medidas de exceção em duas ocasiões para combater greve especialmente prolongadas, como foram as dos trabalhadores do metro e dos transportes marítimos. Mas, na segunda-feira, o primeiro-ministro Antonis Samaras anunciou que o governo não vai despedir cerca de 1.900 funcionários públicos, medida que já fora apontada como inevitável para o cumprimento das promessas feitas à troika de cortes nas folhas de pagamento dos serviços públicos.

O povo tem de tomar o destino nas mãos”

Alexis Tsipras, líder do Syriza, disse que a greve tem como objetivo “corrigir o erro do Memorando já e não depois das eleições alemãs, para beneficiar a sra Merkel”. Tsipras observou que o “estado de graça” do governo já terminou e que “aqueles que pensaram que o gabinete de Samaras ia conseguir voltar a pôr o país a crescer, enfrentam agora a dura realidade de mais destruição de emprego, empresas a fechar, mais cortes de salários e pensões”.

Tsipras insistiu que o povo grego não pode ficar à espera de ser salvo por ninguém, e já ganhou consciência de que tem que tomar o destino nas suas mãos para sair do impasse. “Hoje foi criada a grande aliança social, desempregados, trabalhadores do público e do privado, camponeses, precários: juntos, serão capazes de levar o país à recuperação económica”, disse. E completou: “A solução para este desastre não pode ser o memorando, mas apenas a democracia, a independência e o desenvolvimento equitativo”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)