You are here

Marisa Matias chefia delegação do Parlamento Europeu no Líbano

Termina esta sexta-feira a visita da delegação oficial de eurodeputados ao Líbano. Depois dos contactos com os líderes políticos do país, esta quinta-feira Marisa Matias e a restante comitiva visitam o campo de refugiados de Baalbeck, onde vivem algumas das mais de 200 mil pessoas que fugiram à guerra na Síria para o país vizinho.
À terceira é de vez: depois dos adiamentos por razões de segurança, a delegação do PE vai ao Líbado, liderada pela bloquista Marisa Matias. Foto GUE/NGL

A eurodeputada Marisa Matias preside à delegação oficial do Parlamento Europeu em visita ao Líbano de 11 a 15 de Fevereiro, onde contactará com os principais responsáveis e instituições do país, grupos políticos, organizações não governamentais e agências internacionais.

A situação na Síria e as suas repercussões no Líbano e Médio Oriente em geral é o ponto principal da agenda de uma visita que já fora adiada duas vezes devido à instabilidade na região. Outros dos temas a abordar durante a visita dos eurodeputados serão a reforma eleitoral no Líbano, as eleições gerais de Junho e ainda a reabertura em Março do processo do Tribunal Especial sobre o assassínio do antigo primeiro ministro Rafic Hariri, em 14 de Fevereiro de 2005.

A delegação parlamentar presidida por Marisa Matias, da Esquerda Unitária (GUE/NGL) eleita pelo Bloco de Esquerda integra ainda Rodi Kratsa, (PPE – Grécia), Sajjad Karim (ECR – Reino Unido) e Franz Obermayer (não inscritos – Áustria).
Os eurodeputados têm encontros marcados com o presidente da República, primeiro-ministro, presidente do Conselho de Estado, chefe das Forças Armadas, ministro do Interior, ministro dos Assuntos Sociais. Estão previstas reuniões com os dirigentes dos seguintes partidos políticos: Partido Kataeb (Falange), Hezbollah, Movimento Patriótico Livre, Forças Libanesas, Movimento Futuro, Partido Socialista Progressista.

A delegação reúne-se também com as comissões parlamentares de Assuntos Externos e Direitos Humanos, agências das Nações Unidas, organizações internacionais humanitárias e de direitos humanos e organizações não governamentais libanesas.
esta quinta-feira à tarde os eurodeputados visitarão o campo de refugiados sírios em Baalbeck. "Deslocar-nos-emos a Baalbeck para visitar o campo de refugiados sírios e conversarmos com tantos e tantas que tiveram de abandonar o país", diz a eurodeputada na sua página do Facebook.


 

Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.

Termos relacionados Internacional
(...)