You are here
Espanha: Petição pela demissão de Rajoy bate recordes

Às 17h30 desta sexta-feira, uma petição pedindo a demissão imediata do governo de Mariano Rajoy e a convocação de eleições antecipadas tinha já 480 mil assinaturas, batendo todos os recordes das plataformas de petições online em Espanha, de acordo com o diário El País.
Impulsionada por um jovem de 24 anos, Pablo Gallego, a petição está a recolher umas 40 mil assinaturas por hora, o que poderia significar que atingiria o milhão de assinaturas no sábado.
O promotor diz que, nesse caso, irá à rua Génova, onde se situa a sede nacional do Partido Popular, com as assinaturas, para as entregar aos membros da Executiva do Partido que se reúnem, em sessão extraordinária, nesse mesmo dia.
O escândalo do saco azul do PP, revelado quinta-feira pelo El País, implica todos os principais dirigentes do partido, incluindo o atual presidente do governo, Mariano Rajoy. Todos alegadamente receberam desde 1990 pagamentos paralelos provenientes de um fundo abastecido por comissões e doações de empresas.
Mariano Rajoy, por exemplo, teria recebido “por fora” 25.200 euros anuais durante 11 anos, como consta da contabilidade manual mantida pelo ex-tesoureiro Luis Bárcenas. Instado a confirmar se recebeu ou não esse dinheiro, Rajoy remeteu-se ao silêncio, que poderá ser rompido sábado, numa conferência de imprensa após a reunião da executiva do partido.
Um porta-voz da Change.org, plataforma que está a albergar a petição, disse que as primeiras 200.000 assinaturas chegaram ao ritmo de mais de 500 por minuto, o que supera todos os registos anteriores. “Nunca tinha acontecido este ritmo de crescimento na nossa plataforma”, disse o porta-voz, que confirmou que a petição é já a que teve mais apoio da história da plataforma em Espanha.
Add new comment