You are here

Ulrich ou a besta

Fernando Ulrich é dessa elite que tem parasitado o país e se acha, apesar de tudo, acima dos sem abrigo que somos todos nós. Esta coisa bestial é da turma de amigos do governo PSD/CDS.

Fernando Ulrich, o rosto dos banqueiros do BPI, disse há uns tempos que os portugueses "aguentam, aguentam" as medidas de austeridade. Vindo de um banqueiro, de uma linhagem de outros, de alguém que exigiu uma troika quando o BPI pifou, de um estratego desbocado da burguesia que pedia ano após ano a desvalorização dos salários nominais para ganharmos competitividade "chinesa", o repúdio propagou-se e incomodou até as bases governistas. Inspirado, o Ulrich tentou corrigir a frase da celeuma. Que não entendia as incompreensões sobre o "aguentam, aguentam", vários povos tinham aguentado brutais perdas de produto e rendimento, a Grécia lá se aguenta e aqui no Portugal pequeno aguentar é coisa de heróis do mar!

Mas o arrobo genial faltava ainda: "os sem abrigo também aguentam"?! Esta besta acabou de receber no BPI 1.500 milhões de euros de dinheiro dos contribuintes para recapitalização do banco. O banco não aguentava, ia falir. O dinheiro que o Estado lá colocou é superior aos capitais próprios do banco. Como se sabe, o Bloco de Esquerda opôs-se a esta operação de fraude legal e a um empréstimo público numa dimensão que teria significado a compra dos ativos em qualquer lado.

O poder diz-nos sem rebuço que não há dinheiro para apoiar a maioria dos desempregados, nem para aguentar as pensões. Por falar em piegas que não aguentam já sofremos 30% de cortes salariais diretos e indiretos. E o rapaz Ulrich vem insultar a malta toda. Sem abrigo? Afinal os egrégios avós eram destituídos de abrigo. E os donos de Portugal destituídos de tino. Fernando Ulrich é dessa elite que tem parasitado o país e se acha, apesar de tudo, acima dos sem abrigo que somos todos nós.

A arrogância de classe, a pesporrência da sumidade, têm contudo um valor social: indicar sem margem para dúvidas que o troikismo está ao seu serviço, o chamado resgate financeiro é o resgate de uma classe e do capital financeiro. Esta coisa bestial é da turma de amigos do governo PSD/CDS.

Depois disto, creio que se percebe bem a exigência da Convenção do Bloco de Esquerda de que os bancos intervencionados "aguentam" bem uma nacionalização. Um pólo público financeiro, compreendendo a CGD, BCP, BPI, BANIF, é o "banco de fomento" que dinamize o investimento para a economia trazer emprego. O BPI, coitado, é um banco sem abrigo, vamos abrigá-lo no Estado antes que as bestas nos condenem à insolvência ao luar.

Sobre o/a autor(a)

Dirigente do Bloco de Esquerda, professor.
Comentários (5)