You are here

Ulrich quer austeridade mesmo que todas as pessoas se tornem sem-abrigo

O banqueiro Fernando Ulrich não fala do facto do seu banco ter ganhado 160 milhões de euros com a dívida pública portuguesa, em 2012, mas volta a reafirmar que o país aguenta mais austeridade, mesmo que toda a população seja espoliada até se tornar em pessoas sem-abrigo.

Na apresentação dos resultados do BPI em 2012, o presidente do banco, Fernando Ulrich, voltou a considerar que o país aguenta mais austeridade, tal como em outubro passado tinha afirmado: “Ai aguenta, aguenta!”.

Desta vez o banqueiro pergunta “se os gregos aguentam uma queda do PIB de 25%, os portugueses não aguentariam porquê? Somos todos iguais, ou não?"

Mas o banqueiro, que pertence a uma das famílias dos “donos de Portugal”, hipocritamente e de forma arrogante, interpela a jornalista: "Se você andar aí na rua e infelizmente encontramos pessoas que são sem-abrigo, isso não lhe pode acontecer a si ou a mim porquê? Isso também nos pode acontecer".

Na defesa extremada da política de austeridade, Ulrich vai ao ponto de dizer: "Se os sem-abrigo aguentam porque é que nós não aguentamos?"

O que o banqueiro Ulrich não sublinha é que o seu banco teve 249 milhões de lucros em 2012, os maiores desde 2007, graças às operações financeiras e, em particular, ao que ganhou com a dívida pública portuguesa (160 milhões de euros).

(Veja a reportagem da Sic, no vídeo abaixo)

Mais notícias em esquerda.net

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (6)