You are here

Bloco realiza Jornadas Autárquicas no próximo fim de semana

O Bloco está disponível para discutir a conjugação de forças à esquerda e conta ter as suas candidaturas fechadas até Maio, anunciou Pedro Soares, nesta terça feira. As Jornadas Autárquicas do Bloco de Esquerda decorrem no próximo fim de semana no Porto.

Pedro Soares da direção do Bloco de Esquerda disse à Lusa que uma convergência à esquerda pode ser especialmente útil em municípios onde possa conduzir a "uma vitória sobre uma coligação PSD/CDS ou uma maioria PSD".

"Não será pelo Bloco de Esquerda que não haverá uma conjugação de forças nesse sentido, sabemos que tanto do lado do PS como do PCP há inúmeras resistências, mas o caminho faz-se caminhando e o Bloco de Esquerda está disponível para essas conversas, desde que de facto sejam encaradas de forma séria e em torno de programas políticos de mudança", afirmou à Lusa Pedro Soares, que é também membro da Comissão Nacional Autárquica do Bloco.

O dirigente do Bloco de Esquerda disse ainda que há fortes possibilidades de conseguir uma coligação à esquerda no concelho do Funchal e mesmo noutros concelhos madeirenses. (Leia o artigo de Roberto Almada: Madeira: Convergência para a mudança!)

"Isso era fundamental porque ia determinar a primeira derrota do ´jardinismo' na Madeira, o Bloco de Esquerda está empenhado em que se abra essa possibilidade e em que a oposição se possa juntar. Estão abertas todas as possibilidades para uma conjugação de esforços no Funchal e até noutros concelhos da Madeira, possivelmente nas próximas semanas poderá haver alguma evolução", apontou à Lusa o dirigente bloquista.

Pedro Soares salientou ainda que as Jornadas Autárquicas do Bloco de Esquerda serão “o pontapé de saída” na preparação das eleições autárquicas deste ano. As Jornadas Autárquicas do Bloco de Esquerda têm lugar no próximo fim de semana, 2 e 3 de fevereiro, no Porto, no Hotel Tuela.

Sobre Salvaterra de Magos, onde a presidente Ana Cristina Ribeiro, independente eleita numa lista do Bloco de Esquerda, Pedro Soares declarou à agência que o objetivo "será tentar reconquistar a maioria dos eleitores e renovar os mandatos anteriores", salientando que "a presidente atual não poderá ser candidata mas não deixará de ter um papel importante numa próxima candidatura".

Na última reunião da Mesa Nacional, realizada no passado fim de semana, a direção do Bloco elegeu uma nova Comissão Nacional Autárquica com 34 pessoas de todos os distritos e regiões autónomas.

ESQUERDA.NET | Entrevista | Alberto Matos | Jornadas Autárquicas 2013

Termos relacionados Política
(...)