You are here

Troika aterra novamente em Espanha

Esta segunda-feira os inspetores da troika chegaram a Madrid para avaliar o cumprimento das condições exigidas pela UE, no âmbito do resgate aos bancos no valor de 40.000 milhões.Para Cayo Lara, coordenador da Esquerda Unida, a visita da troika serve para assegurar que despedimentos avançam.
Segunda tranche já tinha recebido visto favorável do Eurogrupo na semana passada. Foto: Luis de Guindos e Jean Claude-Juncker

Os inspetores da troika aterraram na manhã desta segunda-feira em Madrid, para avaliar, pela segunda vez, se Espanha está a cumprir com as condições exigidas pela UE, no âmbito do resgate bancário de 40.000 milhões de euros.

Juntaram-se à troika especialistas da Autoridade Bancária Europeia (EBA) e do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). A chegada da troika coincide com uma visita a Madrid do vice-presidente da Comissão responsável de Assuntos Económicos, Olli Rehn, que participará na celebração do 40º aniversário da Confederação Sindical Europeia (CES), e que esta tarde reuniu com o ministro da Economia, Luis de Guindos.

O conselho de administração do MEE aprovou definitivamente a transferência da segunda tranche de 1 865 milhões de euros para o setor financeiro espanhol, que já tinha recebido visto favorável por parte do Eurogrupo, na semana passada. O montante estará disponível para as entidades no início de fevereiro.

A ajuda destina-se a recapitalizar o Banco Mare Nostrum (que receberá 730 milhões), Banco Ceiss (604 milhões), Liberbank (124 milhões) e Caixa3 (407 milhões). Por sua vez, as entidades bancárias terão que reduzir a sua dimensão em 30% e concentrar-se no comércio retalhista, concedendo empréstimos às PME's nas regiões onde operam tradicionalmente e reduzir os seus créditos a projetos imobiliários.

Troika quer assegurar que despedimentos avançam

A primeira visita da troika deu-se na segunda quinzena de outubro do ano passado, onde os inspetores da troika concluíram que Espanha estava “no bom caminho” no cumprimento das exigências do memorando de entendimento do resgate bancário. O que permitiu o desembolso da primeira tranche, no valor de 39.500 milhões de euros, destinada aos bancos nacionalizados (Bankia, Novagalicia, Cataluña Banc e Banco de Valência) e ao bad bank (Sareb).

Para Cayo Lara, coordenador da Esquerda Unida, a visita dos inspetores da troika “põe em evidência que a soberania nacional do país se encontra suspensa” e que estes estão “especialmente interessados em controlar se as entidades financeiras prosseguem com os despedimentos de milhares de trabalhadores, o que aumentará os já dramáticos números do desemprego”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)